Não-Me-Toque: 40 vacas de leite devem ser sacrificadas em função da tuberculose

A Inspetoria Veterinária de Não-Me-Toque constatou um foco de tuberculose em um rebanho de 40 vacas produtoras de leite em uma propriedade localizada na Vila Conceição. Devido ao aparecimento do foco, que atingiu 70% do rebanho, a orientação do órgão de sanidade animal é de que todos os animais sejam sacrificados.


O proprietário dos animais constatou a infecção em exames de rotina. A família em questão tem todo o seu arranjo financeiro baseado na produção leiteira e agora passa por sérias dificuldades, já que além de perder seu ganho, perde os animais e ainda a propriedade será interditada durante 12 meses.


Segundo informações do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Maiquel Jungues, o estado promete indenizar o proprietário, porém com um valor irrisório. Cada um destes 40 animais que precisam ser sacrificados são avaliados em média em 5 mil reais cada, porém a indenização do Governo do Estado é de apenas mil e oitocentos reais, além de uma indenização por parte do leite perdido.


Caso semelhante ocorreu em Não-Me-Toque no ano de 2000.