Não-Me-Toque segue na bandeira vermelha, cuidados devem ser mantidos!

#PortalEstáEmTudo



A região de Passo Fundo a qual Não-Me-Toque faz parte continua classificada como bandeira vermelha, classificada como região de alto risco, por se encontrar em um dos dois cenários: 1 – Baixa capacidade do sistema de saúde e média propagação do vírus ou 2 – Média/alta capacidade do sistema de saúde, porém alta propagação do vírus.


A algumas semanas atrás o município havia conseguido através de recurso rever a classificação e ser um dos municípios excepcionalizados por estarem há 14 dias sem hospitalização e óbito por Covid-19, porém nas últimas semanas o aumento expressivo de casos e internações impossibilita tal recurso.


Na semana passada, através do DECRETO Nº 55.413, DE 3 DE AGOSTO DE 2020 o governo do Rio Grande do Sul alterou os protocolos da bandeira vermelha do distanciamento controlado. A mudança permite o funcionamento, com restrições, do comércio varejista não essencial durante a pandemia do coronavírus nas regiões sob essa classificação. O texto também contempla a possibilidade de funcionamento de restaurantes de segunda a sexta-feira, apenas no horário do almoço.


Desta forma, o funcionamento do Comércio deve obedecer a seguintes regras:

  • Comércio varejista e atacadista não essencial (rua, centros comerciais e shoppings)

  • Permite 25% trabalhadores (somente para estabelecimentos com mais de três trabalhadores).

  • Respeito ao teto de ocupação (número máximo de pessoas conforme área do estabelecimento).

  • Abertura exclusiva de quarta-feira a sábado, em horário reduzido, das 10h às 16h, para não coincidir com a movimentação de serviços essenciais.

Já os Restaurantes à la carte, prato feito e buffet sem autosserviço tem a seguinte orientação:

  • Atendimento presencial restrito passa a ser permitido na bandeira vermelha, com dias e horários reduzidos e reforço dos protocolos obrigatórios.

  • Aviso visível aos frequentadores sobre a lotação máxima nas bandeiras amarela, laranja e vermelha, para reforçar distanciamento mínimo. Na bandeira amarela, a lotação máxima é de 75%. Na bandeira laranja, é de 50%. Na bandeira vermelha, passa para 50% de trabalhadores e 25% de lotação, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

  • As modalidades de tele-entrega, drive-thru e pague e leve seguem permitidas durante todos os dias da semana.

  • Restaurantes que se localizam em shoppings também estão inclusos na alteração.

Sendo assim, a Secretaria de Saúde reforça o pedido para que os protocolos pré-estabelecidos pelo distanciamento controlado sejam observados e cumpridos à risca por todos, e salienta que o cuidado com o uso de máscaras que é obrigatório no município, a constante higienização com álcool gel e o distanciamento social são fundamentais para o controle da propagação do vírus.


Os protocolos a serem seguidos estão todos disponíveis no site https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br/ e dúvidas também podem ser esclarecidas junto a Vigilância Sanitária através do fone (54) 9 9635-8514.

Salientamos que o comportamento da população está diretamente relacionado a situação epidemiológica do município, uma vez que o desrespeito aos orientações por parte da população, as aglomerações constantes com a maioria das pessoas não usando máscaras registradas nos finais de semana refletem ao aumento de casos registrados em Não-Me-Toque.


Um estudo conduzido pela Escola de Saúde Pública da Johns Hopkins, considerada uma das mais importantes do mundo apontou que em média o tempo entre a pessoa ser infectada e começar a apresentar os primeiros sintomas de infeção é de 5 dias, em alguns casos podendo chegar a 11 dias. Tal período de tempo pode fazer com que uma pessoa infectada circule por locais públicos, por isso o uso de máscaras e evitar aglomerações é tão importante!


A situação atual do Covid-19 em Não-Me-Toque conforme o boletim epidemiológico publicado ontem, é de 126 casos confirmados até agora, com 15 pacientes ainda infectados, 6 pacientes hospitalizados, dois destes em UTI e 2 óbitos registrados.


Somente unidos, cada um fazendo a sua parte poderemos controlar a situação do Covid-19 no Município.




Fonte: Prefeitura de NMT


5a4e2ef62da5ad73df7efe6e_edited.png
  • Instagram
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

© COPYRIGHT 2019, PORTALNMT

TERMO DE USO   |  PRIVACIDADE

WhatsApp-icone.png