Não-Me-Toque conta com descarte de Lâmpadas Fluorescentes
- Jornalismo Portal NMT

- 19 de dez de 2022
- 1 min de leitura

As lâmpadas fluorescentes surgiram para substituir as lâmpadas incandescentes que não eram eficientes. Na composição da lâmpada fluorescente tem metais pesados que prejudicam a saúde e podem contaminar o meio ambiente.

Os riscos do mercúrio
Além do mercúrio as lâmpadas fluorescentes apresentam também o chumbo na composição. Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o valor máximo de mercúrio que pode estar concentrado em uma unidade é de 100 miligramas de mercúrio por quilo do resíduo. O contato com a substância em níveis mais altos pode gerar problemas neurológicos e até hidragirismo. Para maiores informações acessar vídeo do Youtube apontando a câmera do seu Smartphone para o QRcode.
Local e cuidados para descartar lâmpadas fluorescentes

O ideal é levar o produto intacto embrulhado com material resistente até um ponto de descarte. Em NãoMe-Toque/RS, podemos descartar no Saguão da Prefeitura que fica localizada na Av. Alto Jacuí, 840, Centro. O QRcode, ao lado, disponibiliza a localização no Google maps.
Troca inteligente
Apresento a lâmpada LED como alternativa a lâmpada fluorescente, a lâmpada LED é mais eficiente e não possui metais pesados. Por ser mais eficiente, ela gasta menos energia para iluminar a mesma quantidade que a lâmpada fluorescente. E por não ter metais pesados, o descarte pode ocorrer junto com o lixo comum.





















Comentários