Não-Me-Toque entre os municípios gaúchos que receberão o selo Município Amigo da Vacina
- Jornalismo Portal NMT

- 19 de ago.
- 2 min de leitura
Os 415 municípios que atingiram as metas de aplicação das vacinas pentavalente, tríplice viral e contra o HPV, incluindo Não-Me-Toque, receberão, na quarta-feira (20/8), o selo Município Amigo da Vacina, uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), em parceria com o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MPRS), para valorizar as estratégias de imunização adotadas.
Na segunda edição da iniciativa, os municípios receberão o certificado em três categorias: ouro, prata e bronze. Desses, 139 receberão o selo ouro; 153, o selo prata; e 123, o selo bronze. Para receberem o selo, os municípios foram classificados considerando a cobertura vacinal registrada em 2024, o tipo de vacina e as faixas etárias correspondentes.
As categorias:
Categoria Baby: cobertura ≥95% (terceira dose para menores de um ano) da vacina pentavalente;
Categoria Dente de Leite: cobertura ≥95% (primeira dose para crianças de um ano) da vacina tríplice viral;
Categoria Teens: cobertura ≥80% (adolescentes de 9 a 14 anos, uma dose) da vacina contra o HPV.
Os selos também são definidos conforme o número de categorias em que o município atingiu o índice mínimo: ouro (três categorias), prata (duas categorias) e bronze (uma categoria).
Sobre as vacinas:
Pentavalente: protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções por Haemophilus influenzae tipo B, aplicada em três doses aos 2, 4 e 6 meses de idade;
Tríplice Viral: protege contra sarampo, caxumba e rubéola, aplicada aos 12 e 15 meses;
HPV: protege meninas e meninos de 9 a 14 anos contra o papilomavírus humano, prevenindo casos de câncer de colo do útero e outros tumores.
Atenção à população: a sala de vacinas de Não-Me-Toque estará fechada na quarta-feira, 20 de agosto, pois toda a equipe de saúde estará representando o município na cerimônia de certificação.
Com a certificação, Não-Me-Toque se destaca entre os municípios comprometidos com a saúde e prevenção, reconhecendo o trabalho das equipes de saúde e a importância de manter a vacinação em dia para toda a população.






















Comentários