Não-Me-Toque terá aula inaugural da Escola Cívica Prof. Iraldo Angelo Borghetti no dia 14
- Jornalismo Portal NMT

- 10 de fev. de 2022
- 3 min de leitura
A expectativa para o inicio do ano letivo em Não-Me-Toque ganhou um novo significado desde a conclusão da Escola Cívica Professor Iraldo Angelo Borghetti, prometendo uma melhoria significativa no modelo de ensino municipal.
A aula inaugural da escola será dia 14 de fevereiro, às 10 horas no ginásio da escola que fica na Rua Castro Alves, 1200 na Vila Nova.
Um pouco da História de Iraldo Borghetti
O quarto filho do casal de agricultores Guilhermino e Rosalina Borghetti, nascido em 17 de maio de 1941, com seu irmão gêmeo Ivaldo, no município de Selbach, desde a infância aprendeu a enfrentar as dificuldades com trabalho e fé.
Ainda com os nove filhos pequenos, a família veio residir em Vila Seca, interior de Não-Me-Toque, onde Iraldo e os irmãos frequentaram a escola pública da localidade, que oferecia ensino até a quarta série primária.
Sentido o chamado à vida religiosa e com o incentivo dos pais, Iraldo foi estudar no Seminário Seráfico São Francisco de Assis, em Taquari, onde recebeu sólida e profunda formação intelectual, humana e cristã durante sete anos. Aos 19 anos, prestou serviço militar para o Exército Brasileiro, no quartel de Uruguaiana.
De volta a Não-Me-Toque, firmou namoro com a jovem professora Orlanda Gräbin. Nessa época, Iraldo já era professor em Vila Seca e em Boa Vista. Após dois anos de namoro, decidiram se unir em matrimônio, cerimônia realizada no dia 05 de janeiro de 1965, na Igreja Matriz Cristo Rei, em Não-Me-Toque.
Os primeiros anos de união matrimonial foram difíceis pela condição econômica, porém muito felizes. O casal já estava residindo na cidade e Iraldo lecionava pela manhã no Ginásio São Francisco Solano dos freis franciscanos e, à tarde, em Vila Seca, retornando para casa à noite. Mais tarde, Iraldo e a fiel companheira Orlanda buscaram a qualificação na área do magistério e se formaram juntos em Biologia, pela Universidade de Passo Fundo, no ano de 1980.
Da união matrimonial nasceram três filhos: Luiz Estanislau, Júlio César e Ângelo. Com grande amor e dedicação à família, Iraldo e Orlanda educaram seus filhos com esmero, procurando transmitir valores e princípios humanos e cristãos. Consideravam à família o fundamento da sociedade.
Iraldo destacou-se como professor no Ginásio São Francisco Solano, no Colégio São José Notre Dame e na Escola Sinodal Sete de Setembro, sendo um mestre exigente, porém muito dedicado aos alunos, esforçado em fazê-los aprender. Deixou marcas na vida escolar como uma pessoa alegre, com grande capacidade de interação e comunicação com as direções, colegas e alunos. Tinha grande amor à profissão, sendo um exemplo em sala de aula e na sociedade.
Na vida comunitária teve participação ativa como atuante na liturgia, no Conselho Pastoral Paroquial, na Pastoral Vocacional, no Curso de Noivos e na apresentação do programa A Hora Católica. Como era um homem muito religioso, amava a Jesus Cristo e à Igreja, marcando presença nas ações comunitárias e nas relações com as pessoas. Também teve atuação em diretorias do Lar do Idoso São Vicente de Paulo e no Conselho Comunitário do Hospital Notre Dame Júlia Billiart.
No ano de 1994, o professor Iraldo se aposentou pelo Estado, mas continuou a dedicar ao magistério até o ano de 1999, completando 39 anos de serviços à educação e centenas de adolescentes, jovens e adultos de Não-Me-Toque e da região.
Já aposentado, gostava de reunir a família, conversar com a esposa, filhos, netos, familiares e amigos. Gostava de ler, cultivar sua horta e viajar.
Mesmo cometido por grave enfermidade, não deixou de rezar e agradecer a Deus todos os dias pela vida, sendo assistido pela família e pelos amigos até o último dia de sua vida. Deixou como legado a fé, a retidão de caráter, a importância de ser grato a tudo que a vida oferece. (17/05/1941 à 22/07/2014).




















Comentários