top of page

Oito profissionais da saúde são os primeiros a receber a vacina contra a Covid-19 em Carazinho



A secretaria da Saúde de Carazinho deu início na tarde desta quarta-feira (20) à vacinação contra Covid-19. O município recebeu 905 na primeira remessa através da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde. Os primeiros grupos prioritários são profissionais da saúde na linha de frente de combate e idosos institucionalizados. A expectativa da secretaria da Saúde é receber mais doses com o passar das semanas, conforme elas forem sendo enviadas pelo Ministério da Saúde.


O ato que deu início à vacinação ocorreu no salão nobre do Hospital de Caridade de Carazinho, na presença de várias personalidades políticas, ligadas à área da saúde e representantes do Ministério Público. Acompanharam a imunização, o prefeito Milton Schmitz, a vice-prefeita Valéska Walber, o presidente do Legislativo Tenente Costa, o promotor de Justiça Paulo Estevam Araújo, a secretária da Saúde Anelise Almeida, e o presidente do HCC Jocélio Cunha.


Oito pessoas, todas profissionais da saúde e atuando diretamente no combate à pandemia, foram os primeiros a receberam a vacina da Coronavac. Em 21 dias eles receberão a segunda dose para então estarem completamente imunizados.


O primeiro a receber a vacina foi o coordenador do SAMU, Cleverson Metzdorf, enfermeiro intervencionista no serviço há nove anos. Depois foi a vez de Darlan Lara, diretor clínico do HCC, médico intensivista da UTI e que atua na UTI Covid. Atua no HCC desde novembro de 1993 e na UTI desde 1 de novembro de 1994. Em seguida, recebeu a vacina, a médica Luana Pretto Dias, que atende na Tenda Covid da UPA. O quarto a se imunizar foi o médico da unidade de saúde do bairro Sommer, Márcio Dacroce, representando os médicos da atenção básica, com 20 anos de atuação.


Em seguida foi a vez da enfreneira Iara Oliveira Pimentel, enfermeira da UTI Covid e Unidade de Isolamento Covid, com 23 anos de atuação no hospital. Também recebeu a primeira dose, o técnico de enfermagem da UTI COVID, Luís Antônio Oliveira dos Santos. Ele também atua na Unidade de Isolamento Covid, no laboratório municipal e na Vigilância Epidemiológica.





Fonte: Diário da Manhã



bottom of page