Paciente com surdez total volta a ouvir após cirurgia inédita no RS
- Jornalismo Portal NMT

- 4 de jul.
- 1 min de leitura
Flavio Fermiano Fidelis, de 53 anos, voltou a ouvir após duas décadas de silêncio total graças a uma cirurgia inédita no Rio Grande do Sul. O procedimento foi realizado no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, e consistiu na implantação de um dispositivo auditivo diretamente no tronco cerebral — alternativa indicada apenas em casos graves, quando não há possibilidade de uso de aparelhos convencionais ou implantes cocleares.
Fidelis sofre de neurofibromatose tipo 2, condição genética rara que afeta o nervo auditivo. Por conta disso, a cirurgia era sua única opção de reabilitação auditiva. A operação, considerada de alta complexidade, foi feita em duas etapas e envolveu especialistas do Rio Grande do Sul e de São Paulo. O implante foi ativado há dois meses e já apresenta bons resultados.
A cirurgia só foi possível após uma batalha judicial de 10 anos, que garantiu que o Estado e o município arcassem com os custos. Antes disso, a intervenção só estava disponível em São Paulo, e fora negada pelo plano de saúde.
Agora, Flavio passa por ajustes com fonoaudiólogos e já consegue detectar sons e compreender palavras. “Creio que vou conseguir ouvir muito bem. Daqui para a frente é só alegria, estou muito feliz”, celebrou.
*Agora no Vale






















Comentários