top of page

Paciente presenteia profissionais do Serviço de Hemodiálise

A equipe do Serviço de Hemodiálise do Hospital de Caridade de Carazinho foi surpreendida pela atitude de carinho e amor da paciente Vera Lucia Rodrigues, de Sarandi. Ela produziu e entregou para os profissionais do setor, bonequinhas de amigurumi, as quais possuem as características idênticas de cada colaborador do setor.


Vera Lúcia foi diagnosticada com Doença Renal Policística e está na fila do transplante de rim.


A paciente explica o porquê de crochetar:


— Eu já sabia fazer crochê, mas foi com a piora da doença que resolvi voltar a crochetar, pois estava com depressão e crises de ansiedade. Aí comecei a fazer bonecas de crochê pra presentear minhas filhas e netas. Levei para a Hemodiálise e a equipe de enfermagem adorou. Resolvi então fazer as bonequinhas com características de cada uma delas, em agradecimento ao carinho com que elas nos acolhem e nos cuidam.


Ela ainda agradece ao Hospital de Caridade de Carazinho por ter assumido a gestão do Serviço de Hemodiálise, no início de fevereiro de 2023, uma vez que anteriormente esse serviço era terceirizado.


— Nos deu a oportunidade de continuar o tratamento mais perto de casa. Agradeço a toda equipe pela paciência e competência. Obrigada. Finaliza.


Segundo a responsável técnica do Serviço de Hemodiálise, Marciane Silva, na rotina diária da Hemodiálise, a equipe presencia de forma muito positiva, aqueles pacientes que mesmo em tratamento, mantém algum tipo de trabalho manual, profissional ou de estudo, reduzindo os sintomas e, melhorando a qualidade de vida e adesão ao tratamento.


— Nos alegra e torna ainda mais gratificante nosso trabalho ao recebermos uma palavra, um gesto de carinho, como a da paciente Vera, que nos presenteou com uma obra de arte em amigurumi, personalizada a cada um da equipe. Disse Marciane Silva.


Serviço de Hemodiálise do HCC


A hemodiálise é um procedimento que realiza exatamente a função do rim em nosso corpo, retirando as substâncias tóxicas, água e sais minerais pelo auxílio de uma máquina. Naturalmente, os rins é que fazem este papel importante no corpo humano, limpando e eliminando por meio da urina, as substâncias ruins do organismo.


No ano de 2022, o Serviço de Hemodiálise do Hospital de Caridade de Carazinho realizou 11.546 sessões em pacientes vindos de toda a região. O Serviço possui 16 maquinas de hemodiálise trabalhando três turnos por dia, realizando cerca de 200 atendimentos por semana, uma vez que cada sessão dura em média 4 horas.



Autoria de Foto: Hospital de Caridade de Carazinho

Fonte: Hospital de Caridade de Carazinho

Comments


bottom of page