top of page

Pais criam filas para tentar garantir vagas em escolas municipais

Essa noite de domingo será de plantão para alguns pais que estão formando filas para garantir vagas aos seus filhos nas escolas municipais de suas preferências. O Portal NMT recebeu registros da situação nas escolas Ernesto João Cardoso e Nossa Senhora de Lourdes.


A Secretaria Municipal de Educação definiu que neste primeiro momento serão disponibilizadas vagas com número variável para as turmas de jardim A por turno em várias escolas com ensino infantil e a partir do Jardim B atingindo as demais turmas do ensino fundamental serão ofertadas apenas as vagas remanescentes. Sendo preenchidas por ordem de requisição. Com isso vários pais já culturalmente há décadas criaram a compreensão de que precisam chegar com essa brevidade para garantir as vagas de seus filhos nas escolas desejadas.


Em contato do Portal NMT, com a secretária de educação Eli Terezinha Xavier Donatti, nesta noite de domingo, 9 de dezembro, foi recebida a informação que a prática não é recomendada pelo município e que todas as crianças que completarem 4 anos até a data de 31 de março terão vaga garantida em escola municipais.

Os pais que não conseguirem as primeiras vagas de jardim A das escolas pretendidas ou as vagas remanescentes deixarão dados nas escolas para que estas por sua vez repassem todas as informações a Secretaria de Educação. Como não há nenhum meio legal que possa privilegiar crianças que residem nos bairros das escolas que desejam estudar a corrida por vagas é aberta a todos os munícipes independente da localidade que residem podem pleitear as vagas.


Depois do processo de inscrições ser concluído a Secretaria Municipal de Educação estará tomando as medidas necessárias e possíveis, como a criação de novas turmas em escola que tiverem grande demanda e disponibilidade de espaço físico ou depois de contato com os pais, remanejando as crianças para outras escolas seguindo o roteiro do transporte escolar disponibilizado gratuitamente pelo município.



bottom of page