Para conter o sarampo: campanha de vacinação começa nesta segunda

Com a meta de imunizar mais de 11 milhões de crianças em todo o Brasil, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo começa nesta segunda-feira (6/8). O público-alvo da iniciativa são os pequenos com entre um e cinco anos incompletos (quatro anos e 11 meses).


Mesmo as crianças que já foram imunizadas podem receber novas doses - a não ser que tenham recebido a vacina nos últimos 30 dias. Respeitado esse período de um mês, não há riscos de se tomar doses a mais.


No Rio Grande do Sul, 528,9 mil crianças devem receber as doses, conforme estimativa do Ministério da Saúde. O Estado é um dos sete que já tiveram casos confirmados de sarampo no atual surto que se iniciou na Região Norte e que tem em Roraima e sobretudo no Amazonas a maior parte dos casos do país. Das 1.053 confirmações da doença no país (o maior número desde 1999), 742 são no Amazonas e 13 no Rio Grande do Sul. Há ainda 4.576 casos suspeitos em investigação em diversos Estados.

O Dia D de mobilização da campanha está previsto para 18 de agosto, um sábado, quando cerca de 36 mil postos de saúde em todo o país estarão abertos. No Rio Grande do Sul, cerca de 2.850 unidades básicas de saúde participarão da campanha. Só em Porto Alegre são 139 locais para aplicação de doses. O Dia D, em que o Ministério da Saúde reforçará a importância da vacinação, será em 18 de agosto.


O sarampo é uma doença infecciosa, grave e contagiosa, causada por um vírus. Seus sintomas são manchas avermelhadas na pele, manchas brancas na parte de dentro das bochechas, febre alta (acima de 38,5°C), tosse, coriza e conjuntivite. É transmitida pelo contato direto com a secreção do doente (ao espirrar, tossir ou falar), pela mão (tocando objetos infectados e depois levando-a à boca ou nariz) e pelo ar, em ambientes fechados como escolas, creches e clínicas.


A única maneira de se prevenir, tanto do sarampo quanto da poliomelite, é tomando a vacina.

5a4e2ef62da5ad73df7efe6e_edited.png
  • Instagram
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

© COPYRIGHT 2019, PORTALNMT

TERMO DE USO   |  PRIVACIDADE

WhatsApp-icone.png