top of page

Para enfrentar estiagem severa, Corsan reforça sistemas e pede uso responsável da água


Devido à estiagem severa e prolongada que atinge o Rio Grande do Sul, os pontos de captação da Corsan estão extremamente baixos em diversos municípios gaúchos. A Companhia vem trabalhando 24 horas por dia e tomando todas as ações necessárias para garantir o abastecimento e evitar racionamento.

Nesse contexto crítico, é vital a cooperação de toda a população, praticando o uso responsável da água. Com esse propósito, está circulando uma campanha de conscientização da Corsan, em parceria com a Defesa Civil e o governo do Estado, que destaca a situação de alerta em mais de 400 municípios gaúchos devido à estiagem, uma das mais agressivas dos últimos tempos. Além disto, chama a atenção e orienta para atitudes, tais como:

- Não lavar a calçada nem o carro; - Evitar desperdícios em geral; - Tomar banhos curtos; - Molhar as plantas só com regador;

A Companhia está reforçando os sistemas e complementando o abastecimento por meio de caminhões-pipas e outras medidas.


Plano de Segurança Hídrica

A Companhia também está investindo em planejamento e gestão dos recursos hídricos, ação de extrema importância para a melhor operação dos sistemas. Tendo em vista a necessidade de adaptação às mudanças climáticas e os objetivos do desenvolvimento sustentável, está em fase de contratação o Plano de Segurança Hídrica da Corsan (PSH-Corsan), em observação às metas do Novo Marco do Saneamento, com horizonte de planejamento em 2033. O PSH-Corsan visa à garantia do abastecimento de água em quantidade e qualidade adequadas aos municípios concedentes, com análise e proposição de ações para a melhoria da segurança hídrica da Companhia em relação às dimensões de quantidade e qualidade hídrica e em relação à resiliência a eventos hidrológicos extremos.

ree

 
 
 

Comentários


image.png
bottom of page