Para uma armazenagem livre de pragas


Vassouras, aspiradores e modernas técnicas de Manejo Integrado de Pragas de Grãos, com ênfase nas medidas preventivas, curativas, métodos de controle, amostragem e monitoramento, fazem parte da rotina de quem atua nas unidades armazenadoras e de recebimento da Cotrijal. Para ter uma armazenagem de qualidade até o consumo final, a cooperativa investe também no preparo das equipes. O treinamento com foco no MIP Grãos, realizado na semana passada, em Não-Me-Toque e Lagoa Vermelha, envolveu mais de 70 operadores de armazéns e coordenadores operacionais. 


O operador de armazém da unidade de Água Santa, Valdecir Shell, 55 anos, está há três safras na Cotrijal e sabe que com o grão guardado não dá para facilitar. “Exige muita atenção e preparo por parte das equipes”, reconheceu, ao aprofundar conhecimentos sobre o assunto. 


Para o coordenador operacional em Três Pinheiros, Ibiaçá e Caseiros, Tiago Dalbosco, o treinamento ampliou visão de trabalho. “Excelente! Mobilizou ainda mais as equipes para agirem preventivamente no controle de pragas”, disse.


Especialista no assunto e com trabalho pioneiro na Cotrijal, o pesquisador da Embrapa Soja, Irineu Lorini, reforçou no treinamento desde a identificação das principais pragas até os diversos métodos de controle nas unidades de armazenagem. “Nenhum produto será eficaz em local não higienizado. E o MIP Grãos vem para reforçar a necessidade de se refazer caminhos, manejos e o uso de tecnologias. Além de um bom expurgo, uma limpeza mais a fundo das estruturas com o uso de água é muito eficaz”, frisou. 


Na Cotrijal, segundo o gerente de Armazenagem de Grãos, Tadeu Garibotti, o MIP Grãos trouxe mais segurança nos processos de armazenagem desde o recebimento até a expedição, reduzindo perdas qualiquantitativas nos grãos nas unidades. “A armazenagem exige o protagonismo de quem está à frente do processo. É para que todos tenham esse mesmo entendimento que a Cotrijal investe na formação das equipes”, destacou. 



Fonte: Assessoria de Imprensa da Cotrijal