top of page

Parceria de sucesso: Stara recebe mentoria do ex-vice-presidente da embraer, sr. Emilio kazunoli


Com uma carreira extensa e próspera de quase 40 anos de engenharia, Sr. Emilio Kazunoli Matsuo enxergou na Stara o potencial para passar o seu conhecimento em forma de mentoria voluntária após a sua aposentadoria da Embraer. “Eu sentia que tinha que deixar alguma coisa como devolução para a sociedade por tudo o que conquistei na minha vida profissional. Tenho muito orgulho de ter crescido na roça e como plano de aposentadoria queria realizar um trabalho com o agronegócio, para homenagear meu pai, que era agricultor”, comenta.


Pensando nisso, há cinco anos, Sr. Emilio foi para a feira Agrishow, em Ribeirão Preto, para avaliar algumas empresas. Um dos seus requisitos era que essa empresa prestasse serviço de engenharia no Brasil. “Visitei o stand da Stara e por sorte encontrei pessoas da engenharia. Senti muita semelhança com a Embraer quando comecei a trabalhar lá, vi nas pessoas a vontade de melhorar, inovar e a curiosidade de aprender mais”, destaca.

Em seguida, Sr. Emilio visitou a fábrica em Não-Me-Toque/RS a convite do Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Stara, Cristiano Paim Buss. “Fiquei muito contente com o que encontrei na Stara, a maneira que a empresa estava trabalhando, desenvolvendo produtos para Agricultura de Precisão, vi que nessa tecnologia eu poderia ajudar”, salienta Sr. Matsuo.


Cristiano Paim Buss conta que a mentoria do Sr. Emilio é muito bem-vinda na Stara e os colaboradores aproveitam este momento para absorver todo esse conhecimento que Sr. Matsuo transmite. As atividades realizadas têm como base tópicos elencados pela Engenharia, de acordo com a demanda do setor. O número de mentorados varia de acordo com o assunto da conferência. Durante a pandemia, elas eram realizadas de forma online. Agora, o engenheiro volta a visitar a empresa presencialmente a cada dois meses para ministrar os treinamentos na fábrica.


O engenheiro aeronáutico, Sr. Emilio Kazunoli Matsuo, é formado pelo ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Ele começou a sua carreia na Embraer, em janeiro de 1978, como engenheiro de desenvolvimento de sistemas embarcados. Durante os quase 40 anos de carreira, liderou projetos significativos, chegando ao cargo de vice-presidente e engenheiro chefe da Embraer.


Em junho de 2016, Sr. Emilio se aposentou. Quando saiu da Embraer, já possuía um plano completo. “Foi difícil convencê-los que o meu trabalho era voluntário, mas era o que tinha programado para a minha aposentadoria: devolver para a sociedade tudo o que consegui conquistar com a educação ao longo dos anos. E o agronegócio sempre fez parte da minha história.”


A conexão do Sr. Emilio com o agro é de longa data, filho de imigrantes, sua mãe nasceu em Nagasaki, no Japão e mudou para o Brasil em 1929, com 5 anos de idade. Já seu pai, chegou ao Brasil como membro da família de um então vizinho, para trabalhar, já que não teve oportunidade de seguir o seu sonho de estudar medicina. “A vida dele mudou completamente: de estudante para trabalhador braçal de fazenda, derrubando mato para plantar café”, conta Sr. Matsuo.


Hoje, além do seu trabalho de mentoria com a Stara, Sr. Emilio realiza trabalhos voluntários, como no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer (GACC), em São José dos Campos/SP, e também é presidente do Conselho de Administração do INVOZ – Integrando Vozes para o Futuro, uma associação sem fins lucrativos, que reúne pessoas e empresas com expertises diversas, dispostas a somar forças e doar conhecimentos com base na educação, cultura e empreendedorismo.


No seu trabalho realizado com a Stara, Sr. Matsuo destaca a importância deste setor para o país. “A missão da Stara é muito nobre, ajudar a servir não só o país, mas o mundo com alimentos, através das máquinas agrícolas que produzem.” Ele conta que os valores encontrados na empresa são significativos para sua vida. “No trabalho com Agricultura de Precisão e no empreendedorismo é necessário ter coragem para inovar e trazer novas tecnologias. Temos aqui em Não-Me-Toque uma das melhores empresas do país, que só tende a crescer e tem capacidade para tomar projeção mundial”, enfatiza.


Conhecida pelo seu DNA inovador, a Stara se orgulha em formar essas parcerias, que só reforçam o objetivo maior da empresa que é seguir em evolução constante.


コメント


bottom of page