top of page

PATROCINADO: Casa do Pescador - conheça 5 benefícios da pescaria


Com a correria do dia a dia proporcionada pela vida exaustiva no meio urbano, nada melhor que se distrair um pouco e espairecer as ideias na natureza, não é mesmo? E para isso, muitas pessoas buscam na pescaria amadora uma fonte de lazer e diversão.


A pescaria é, inclusive, recomendada por muitos médicos para as pessoas que sofrem com uma rotina pesada e estressante. Afinal, já diz o ditado: “Tá nervoso? Vai pescar!”. Então prepare o equipamento de pesca e confira com a gente os 5 benefícios que um bom dia de pescaria pode trazer!


DIMINUI O ESTRESSE E PROPORCIONA TRANQUILIDADE


Estudos médicos dizem que o ato de pescar como um todo, desde a metódica preparação dos equipamentos até o esperado momento de pegar um peixe, auxilia na diminuição do estresse e proporciona um momento de tranquilidade e bem-estar. Isso, porque a atividade pesqueira exige calma e muita atenção.


São detalhes mínimos que fazem a diferença: a isca certa, o modo ideal de jogar a vara e, o mais importante, a paciência necessária até o momento de o peixe fisgar o anzol. Toda essa atmosfera contribui para um bom equilíbrio físico e paz interior.


DESENVOLVE O ESPÍRITO ESPORTIVO


A pescaria amadora também é conhecida como pescaria esportiva. É o famoso “pesca e solta”. Ela recebe esse nome porque o peixe, depois de pego, deve ser devolvido à água, pois tudo não passa de um passatempo.


Os pescadores desenvolvem dessa forma a índole pessoal e o sentimento de que todos ali estão se divertindo também. São vários os que fazem apostas entre si, competindo sobre quem pega mais peixes em um determinado intervalo de tempo. Isso estimula não só espírito esportivo, como também o próprio respeito ao meio ambiente ao contribuir com a manutenção do ecossistema.


INCENTIVA O CONTATO COM A NATUREZA 


Muitas pessoas estão acostumadas à “selva de pedra” e não são incentivadas a conhecer a natureza mais de perto e o bem-estar que ela proporciona. Com a pescaria amadora essa distância é encurtada, não só para os pescadores, mas para a família que também busca lazer e tranquilidade nos lugares mais incríveis.


São os peixes, a água, as árvores ao redor. Todo o meio ambiente à volta cria um clima de serenidade e paz, abrindo portas para novas experiências durante a atividade e mostrando que a praticidade da vida na cidade pode ser deixada de lado ao se aproveitar de momentos especiais como esse.


OPORTUNIDADE DE FAZER NOVAS AMIZADES


Nada melhor do que ir pescar e levar a família e os amigos. Além disso, o ambiente esportivo proporciona ótimas chances para você conhecer novas pessoas no local e fazer amizades, compartilhando experiências e aproveitando o momento para pescar em equipe.


Afinal, uma competição amigável além de ser saudável é excelente para aprimorar suas habilidades a partir dos conselhos de amigos pescadores.


ESTIMULA A CONSCIENTIZAÇÃO PELA VIDA ANIMAL


O ato de “pescar e soltar” é importante tanto para o espírito esportivo, como para a conscientização da vida animal. Isso, porque quando o peixe é devolvido ao seu habitat, ele terá oportunidade de se reproduzir e gerar mais filhotes, dando continuidade à vida aquática e impedindo que a espécie sofra risco de desaparecer naquele meio.


Isso estimula os pescadores a pensarem nas consequências futuras e agirem de forma consciente, abatendo apenas pequenas quantidades para consumo próprio e dando continuidade à atividade pesqueira para as próximas gerações.


Pescar é tudo de bom, não é mesmo? Além de proporcionar uma série de benefícios para o corpo e para mente, a pescaria amadora é essencial para estimular a conscientização sobre a preservação da vida animal e aprimorar ainda mais o espírito esportivo que há dentro de nós.


E você? Já preparou a maleta de iscas? Então, não deixe de compartilhar o artigo nas redes sociais!


Fonte: Blog da Quisty

bottom of page