Em 2023, o Pavilhão bateu recorde de comercialização, totalizando R$ 2,5 milhões - um crescimento de 53% em relação ao R$ 1,7 milhão registrado em 2022. Para o próximo ano, que marca a 24ª edição da Expodireto, a expectativa é alta.
"O público reconhece os atrativos do evento. Prova disso é o grande comparecimento observado em 2023, quando 320,5 mil pessoas estiveram no Parque de Exposições nos cinco dias de feira", reflete o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini.
O gerente regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Dartanhã Luiz Vecchi, ressalta que o Pavilhão é um dos espaços mais prestigiados da Expodireto, sendo uma referência para o público que busca alimentos de qualidade. "A expectativa para 2024 é positiva para o Pavilhão e não apenas na questão da comercialização, mas também para contribuir para a conscientização da sociedade sobre a importância desse segmento da produção agrícola do Rio Grande do Sul", afirma Vecchi.
O superintendente de produção vegetal da Cotrijal e responsável pelo Pavilhão da Agricultura Familiar, Gelson Melo de Lima, lembra que o espaço mostra a possibilidade de o pequeno produtor empreender, industrializar o que produz e gerar valor agregado. "Os pequenos produtores, que não têm a terra como grande recurso, precisam de empreendedorismo para agregar valor à sua produção. No Pavilhão há uma demonstração dessa pujança, pois é um local onde esses produtores - de diferentes áreas e segmentos - mostram seus produtos", ressalta Lima.
INTERESSE CRESCENTE
Entre os expositores da próxima edição, haverá um aumento na quantidade de agroindústrias ligadas à Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (Fetraf/RS), passando das 24 deste ano para 39 em 2024. Segundo o secretário-geral da entidade, Luis Carlos Spinelli, o Pavilhão é considerado ideal para os pequenos produtores.
"É um ótimo espaço de vendas. A gente tem uma boa expectativa para 2024. Os nossos agricultores gostam deste local porque é muito visitado. Todo mundo quer ir lá e encontrar um salame, uma cuca ou um doce de leite com aquela receita caseira e saborosa", comenta.
As inscrições dos empreendimentos para participar da feira já foram encerradas. Apenas junto à Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS), 214 manifestaram interesse em expor seus produtos na Expodireto e 135 foram selecionados para o evento. "Priorizamos os empreendimentos da região e a diversidade para termos sempre uma feira com uma variedade grande de produtos ao público", afirma o assessor de política agrícola e agroindústria da Fetag, Jocimar Rabaioli.
O Pavilhão da Agricultura Familiar da Expodireto é organizado pela Cotrijal, Fetag/RS, Emater/RS-Ascar, Fetraf/RS e Secretaria de Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul.
Por Maiquel Rosauro | Especial para Assessoria de Imprensa Expodireto Cotrijal
Comentarii