top of page

Pesquisa indica Não-Me- Toque como cidade exemplo em limpeza

@ Por Cíntia Furlani, RBS TV


Três cidades do Rio Grande do Sul são referência em limpeza urbana no Brasil. Marau e Não-Me-Toque, na Região Norte do estado, e Presidente Lucena, no Vale dos Sinos, receberam nota máxima no Índice de Sustentabilidade de Limpeza Urbana (Islu), pesquisa realizada em mais de três mil municípios do país.


Entre as 3.374 cidades pesquisadas, apenas seis alcançaram a nota máxima. Além das três gaúchas, Itapiranga e Braço do Trombudo, em Santa Catarina, e Sapucaí Mirim, em Minas Gerais, também estão na lista. Todas são cidades com menos de 50 mil habitantes e com a preocupação de separar e dar o destino correto para o lixo.


"Todos os tipos de lixo que se possa imaginar que são gerados no município, tanto na cidade quanto no interior, têm um acompanhamento", explica o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Não-Me-Toque, Pedro Paulo Nienow.


As iniciativas começaram a valer com a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, em 2010. No Rio Grande do Sul, o plano prevê que, até o fim do ano que vem, 49% das cidades tenham coleta seletiva. Em Marau, a coleta já acontece em 100% das casas, inclusive no interior da cidade.


"São coletados 100% dos resíduos sólidos urbanos. Isso envolve a coleta dos galhos dentro do município e a varreção de rua também. Nós temos muito cuidado e incentivamos que os resíduos sólidos urbanos tenham essa devida separação", afirma Fábio Remedi Trindade, secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente de Marau.


A aposentada Nilse Araújo é adepta da coleta seletiva. Todo lixo produzido na casa dela é separado e só é colocado para recolhimento quando passa o caminhão. "Comecei a trabalhar em uma empresa e vi que eles separavam todos os lixos. A partir daí, comecei a separar também. É fácil, todo mundo pode fazer", afirma Nilse.


É por isso que, das 700 toneladas de resíduos recolhidos na cidade, 150 são recicláveis, cerca de 20%. O número fica bem acima da média nacional, que hoje é de apenas 3,7%. Bom para a natureza e para a economia do município. "São 150 toneladas que o município deixa de pagar para o destino final", diz o secretário de Cidades, Trânsito e Segurança de Marau, Rudinei Vedana.


Em Não-Me-Toque, são recolhidas 10 toneladas de resíduos por dia. Segundo a prefeitura, cerca de 70% desse volume é reaproveitável. Isso só é possível porque é comum encontrar na cidade espaços adequados para o descarte correto de resíduos, como pontos de coleta de óleo de cozinha, lixo hospitalar e até galhos de árvores.


bottom of page