top of page

Polícia Federal investiga desvio de recursos públicos no Hospital São Vicente de Paulo

@RádioUirapuru

A Polícia Federal deflagra, na manhã de hoje (20), a Operação “Efeito Colateral”, que investiga possível desvio de recursos públicos do SUS repassados ao Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo.


Cerca de 50 policiais federais cumprem oito mandados de busca e apreensão nos municípios de Passo Fundo, Porto Alegre e Florianópolis/SC.


As investigações iniciaram no mês de agosto de 2017 para apurar a legalidade de repasses de recursos do Hospital para uma empresa de fachada (ramo de consultoria) localizada em Florianópolis. Diligências realizadas apontam que o titular dessa empresa seria um “laranja”, supostamente vinculado a um funcionário da administração do Hospital.


Apesar de estar legalmente constituído como entidade particular filantrópica, o Hospital São Vicente de Paulo recebe e administra verbas públicas oriundas do Fundo Nacional de Saúde.

A Operação Efeito Colateral investiga o crime de corrupção, visto que gestor desta modalidade de recurso é equiparado a funcionário publico.


Em coletiva de imprensa, realizada às 10h de hoje, na sede da Delegacia da Polícia Federal em Passo Fundo, o Delegado Mauro Vinicius Soares de Moraes afirmou que a Operação surgiu da denúncia de várias fontes e tem o objetivo de preservar a imagem da instituição. Segundo ele, não é aceitável que dinheiro público saia de forma ilícita de qualquer situação, muito menos da área da saúde.


O Hospital São Vicente de Paulo, através de uma nota à imprensa, declarou que, diante da Operação "Efeito Colateral", desencadeada pela Polícia Federal em Passo Fundo e outras cidades e Estado, está colaborando com as autoridades para que seja amplamente esclarecida a situação.

bottom of page