Polícia Civil investiga morte de pelo menos 10 cães e gatos em Selbach; suspeita é de envenenamento
- Jornalismo Portal NMT
- há 42 minutos
- 1 min de leitura
A Polícia Civil investiga a morte de pelo menos 10 cães e gatos em Selbach, município do norte do Rio Grande do Sul com cerca de 5,1 mil habitantes. O inquérito foi instaurado após o registro de um boletim de ocorrência na segunda-feira (2).
De acordo com o relato de voluntários do grupo de proteção animal Cão Viver, sete cães e três gatos foram encontrados mortos com fortes indícios de envenenamento. Entre as vítimas, há tanto animais comunitários quanto pets com tutores. Em alguns casos, os cães estavam amarrados no pátio das próprias residências.
Segundo a voluntária Mirian Maldaner, os relatos começaram a surgir em diferentes pontos da cidade, a partir de moradores e também de equipes da Secretaria de Obras. “Todos os animais encontrados apresentavam sinais de envenenamento”, afirmou.
As primeiras suspeitas surgiram no sábado (31). No domingo (1º), moradores passaram a procurar ajuda após perceberem o desaparecimento de seus animais. Ainda no mesmo dia, alguns deles foram localizados mortos, somando quatro casos iniciais.
Em uma das ocorrências, um animal foi encontrado dentro de um saco plástico enterrado. Um gato também foi localizado morto com sinais semelhantes, o que reforça a suspeita de crime.
A Polícia Civil segue apurando os fatos e busca identificar os responsáveis. Maus-tratos e envenenamento de animais são crimes previstos em lei. A legislação federal prevê pena de dois a cinco anos de reclusão para crimes de crueldade contra cães e gatos.
PORTALNMT

















