top of page

Polícia flagra mais de 83 mil m² de desmatamento no norte do RS; área superior a 11 campos de futebol

O 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (3º BABM) registrou, na segunda-feira (29), três casos de desmatamento em municípios do norte do Rio Grande do Sul. No total, foram destruídos aproximadamente 83.200 m² de vegetação nativa, área equivalente a mais de 11 campos de futebol do Maracanã.

Em Nova Alvorada, a fiscalização constatou a destruição de 21.200 m² de vegetação em estágio avançado de regeneração, incluindo 2.800 m² em Área de Preservação Permanente (APP), localizada próxima a uma nascente.

Já em Dois Irmãos das Missões, a ação foi motivada por um alerta do sistema MapBiomas, que indicou intervenção em 12.300 m² de banhado, além da supressão de vegetação nativa.

O maior caso foi identificado em Erval Seco, onde foram destruídos 49.700 m² de vegetação. Apesar da apresentação de uma licença ambiental pelo responsável, o documento não estava em conformidade com a legislação, sendo considerado inválido.

O desmatamento irregular traz sérios prejuízos ao meio ambiente, como a redução da biodiversidade, o comprometimento de áreas de preservação e a intensificação das mudanças climáticas. Conforme a Lei n.º 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), a prática pode resultar em multa e detenção de um a três anos.

As ações de fiscalização reforçam o compromisso da Brigada Militar em combater crimes ambientais e proteger os recursos naturais do Estado.

Comunicação Social – 3º BABM


ree

 
 
 

Comentários


image.png
bottom of page