top of page

Praça de Victor Graeff reúne quase 300 esculturas feitas em arbustos

@G1RS

Ao visitar o pequeno município de Victor Graeff, no Norte do Rio Grande do Sul, é impossível não se encantar com a paisagem da praça central. Há mais de 30 anos um morador da cidade teve a ideia de fazer figuras nas árvores da praça. Desde então, o número de esculturas foi aumentando e hoje são quase 300. E cada uma delas tem uma história, o que mexe com a imaginação.


A técnica artística de modelar figuras nas árvores se chama topiaria. A flexibilidade de algumas plantas, como dos ciprestes, permite que elas sejam manipuladas, sem que os galhos se quebrem.


O jardineiro Altevir Luiz Schmidt é o grande idealizador desse trabalho em Victor Graeff. "Criatividade e habilidade. Não é fácil. Tem figuras que tem que abraçar o galho lá, e puxar pra cá. Então é trabalhoso. Os braços ficam machucados e, assim, uma figura não é fácil de fazer", afirma.


Junto com ele são mais seis pessoas, que ajudam a manter a praça cuidada.


"A gente passa aqui todos os dias e fica pensando, imaginando qual vai ser figura que o Altevir vai transformar naquele dia. É muito legal e acho que isso vem da percepção de cada um. Cada um enxerga a figura como a sua imaginação quer utilizar", conta a extensionista rural Ana Maria Knoff.


É se inspirando na beleza da praça - que leva o título de mais bela do estado - que os moradores da cidade não deixam de manter os jardins das casas também bem cuidados. Aos 68 anos, a dona Noeli Marquetti já ganhou até concursos locais.


"Eu acho que é porque a gente sempre conserva ele bem caprichadinho, planta flor da época. Quando passou a temporada a gente retira, põe outra. A gente tem que se dedicar. Tem que todo dia olhar, ver se não tem um bichinho, se não tem uma formiga, molhar, tirar folhas secas. É pra conservar mesmo", conta a aposentada.

bottom of page