top of page

Primeiras convenções lançam cinco nomes ao governo do RS


O primeiro fim de semana de convenções partidárias começa nesta sexta-feira com poucas certezas em relação a alianças mútuas e, consequentemente, os nomes que completarão as chapas majoritárias no pleito deste ano. No entanto, incluindo o primeiro dia dos eventos, na quarta-feira, já são cinco nomes lançados para concorrer ao governo do Estado.


O primeiro evento foi com o PSC, nesta quarta-feira, que confirmou a pré-candidatura do empresário Roberto Argenta ao Piratini. Já nesta sexta-feira, a convenção do Solidariedade, que acontece na Câmara de Porto Alegre, revelará o nome de quem ocupará a vice na chapa de Argenta. No mesmo dia, quem terá sua pré-candidatura ao Palácio confirmada é o deputado federal Onyx Lorenzoni (PL), que, por enquanto, só tem a definição do vice-presidente Hamilton Mourão, do Republicanos, ao Senado, objeto da convenção de seu partido no sábado.


Também no sábado, reúnem os filiados do Novo, para confirmar as pré-candidaturas de Ricardo Jobim ao governo, com Rafael Dresch na vice.


O PSB, que realiza sua convenção pela manhã, no Teatro Dante Barone, por enquanto só conta com Beto Albuquerque na cabeça de chapa, já que suas conversações com o PDT ainda não resultaram em parceria. Mesmo depois de várias reuniões entre as duas siglas ao longo da semana, a disposição do PDT é de estender as negociações até a data limite, embora já se saiba, de antemão, da indisposição de Vieira da Cunha de abrir mão de sua própria pré-candidatura ao Piratini, mesmo que resulte no apoio do PSB em 2024, na disputa à prefeitura de Porto Alegre.


Finalmente, no domingo, realizam suas convenções o União Brasil, aliado declarado do tucano Eduardo Leite e que está disposto a ceder a vice ao MDB caso se confirme uma aliança; O PSOL, que por enquanto já tem chapa pura completa, com Pedro Ruas na cabeça, Neiva Lazarotto na vice e Roberto Robaina ao Senado; e o Podemos, que ainda não confirmou nenhuma aliança com os partidos que têm pré-candidatos ao governo do Estado. O concorrente natural da sigla ao Senado é Lasier Martins, visando à reeleição.


bottom of page