top of page

Primeiros dias de colheita confirmam baixa produtividade da soja na região

@Fonte: Site Uirapuru


O Rio Grande do Sul já iniciou a colheita da soja. Castigadas pela estiagem e pelo calor histórico, as lavouras, no geral, dão sinais de baixa produtividade por hectare. O assunto foi debatido no programa Cotações e Mercado, apresentado no último domingo por Jair Ineri Lazarotto e que conta sempre com a participação de engenheiros agrônomos, cerealistas e especialistas no setor. O tema central foi o início da colheita da soja, já que a chuva está sendo constante nos últimos dias.


Conforme Claudio Doro, Engenheiro Agrônomo, na região, de 7 a 10% das lavouras de soja foram colhidas. Neste primeiro momento o que se percebeu é que 20% das lavouras da região estão prontas para serem colhidas, enquanto 50% estão na fase de maturação e 20% em enchimento de grãos. Do que já foi colhido percebeu-se baixa produtividade, tendo uma média de 23 sacas por hectares. Há lavouras com 14 sacas e outras até com 35 sacas de soja por hectare. Isso é reflexo da distribuição irregular da chuva e os produtores aguardam o solo secar para retomar a colheita nos próximos dias.


Já a nível de Brasil a colheita de soja beira os 50%, pois trata-se de locais com clima e período de plantio diferentes do gaúcho. O Mato Grosso é o estado que mais colheu, com 80% da área já colhida.


Comments


bottom of page