top of page

Programa Renda e Oportunidade libera R$ 1.000 reais do FGTS e saque antecipado do 13º do INSS

Em cerimônia no Palácio do Planalto ocorrida hoje o Governo Federal anunciou o Programa Renda e Oportunidade.


O pacote de medidas libera novamente o saque antecipado do 13º salário para pensionistas e aposentados do INSS além de linhas de microcrédito para a população de baixa renda e o saque extraordinário de até R$ 1 mil do FGTS. O crédito consignado foi estendido a mais camadas da população.


O saque extraordinário do FGTS já foi adotado nos anos de 2020 e 2021 para aliviar os impactos econômicos da pandemia de COVID-19 e vai aportar 30 bilhões de reais na economia disponíveis para 40 milhões de brasileiros até 15 de dezembro de 2022.


Já o saque antecipado do 13º do INSS impacta não só aposentados, mas também quem recebe auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão, dentre outros benefícios com uma verba de 56 bilhões de reais. O valor vai ficar disponível junto com os benefícios de abril e maio.


Primeira vez que a Caixa empresta para negativados

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, apresentou o novo programa de microcrédito que foca em quem não possui carteira assinada. O objetivo é oferecer três bilhões em crédito que vão impactar até 30 milhões de brasileiros.


Será a primeira vez que a Caixa vai emprestar dinheiro para negativados. O recurso poderá ser acessado em duas categorias:

  • Pessoas Físicas podem acessar até mil reais e pagar em até 24 parcelas com juros a partir de 1,95% ao mês, inclusive negativados. Via App “CAIXA Tem”;

  • MEIs podem acessar até três mil reais e pagar em até 24 parcelas com juros a partir de 1,99% ao mês. Inicialmente via banco e, após 2 meses, via App “CAIXA Tem”.

O seu lançamento será em 28 de março

O Ministro da Economia Paulo Guedes chamou o Programa de rampa de ascensão social. Uma “democratização de acesso a crédito”, disse na cerimônia.

Onyx Lorenzoni, Ministro do Trabalho e Previdência, salientou que as medidas atendem aos desassistidos pelo fim do Auxílio Emergencial. Ele contou que o programa de microcrédito para MEIs terá ainda uma segunda fase de até quatro mil reais.

O acesso ao crédito consignado também foi estendido para, além dos servidores, aos beneficiários de programas sociais, aposentados e pensionistas do INSS. Cerca de 50 milhões de brasileiros serão afetados com 77 bilhões de reais em empréstimos.



Comments


bottom of page