top of page

Próximo de colapso na saúde, Estado solicita que HSVP abra 20 novos leitos de UTI



Atualmente com 30 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e praticamente todos ocupados, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo vive um novo desafio solicitado pelo Governo do RS: a abertura de mais 20.


Conforme explica o Diretor Técnico Médico do Hospital São Vicente de Paulo, Dr. Adroaldo Mallmann, mesmo com o anúncio do fim da cogestão, a evolução do contágio e de hospitalizações causadas pela Covid-19, ainda é uma grande preocupação.


“Hoje nós recebemos a solicitação que nós temos que colocar à disposição da Covid, 50 leitos de UTI. Nós tínhamos 30 e agora precisamos ter mais 20”, conta.


Para a abertura desses novos leitos será necessário uma força-tarefa, porque além da estrutura, será preciso encontrar equipes preparadas para atender esses pacientes.


“Colocar leito de UTI não é de uma hora para outra. Nossa equipe vem de um processo de exaustão e não é qualquer profissional que trabalha nas Unidades. Precisa ter experiência para realizar um tratamento adequado ao paciente e isso não é de uma hora pra outra que a gente consegue”, pontua, salientando que foi solicitado ao Estado novos respiradores para atender a demanda.


Para todo esse esforço será necessário, também, suspender todas as cirurgias eletivas, sejam elas do Sistema Único de Saúde ou privado.


“São coisas que precisaremos resolver para que os leitos estejam disponíveis nos próximos dias. Nós temos continuar e aumentar a assistência, mas tudo isso é uma consequência do não respeito da população consigo mesmo e com os outros. Se nós estivéssemos fazendo distanciamento, higienização, tenho certeza que não estaríamos vivendo essa fase. Nós não estamos em um colapso, mas estamos evoluindo para tal”, finaliza.





Com informações Diário da Manhã

bottom of page