top of page

Rede de Mobilização pela Educação de Não-Me-Toque socializa projetos desenvolvidos no primeiro seme


Os grupos da Rede de Mobilização pela Educação de Não-Me-Toque reuniram-se nas últimas semanas para compartilhar os projetos que estão sendo desenvolvidos nas escolas municipais pelo Programa A União Faz a Vida (PUFV). O grupo das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) reuniu-se no último dia 22/08. Já no dia 28/08, foi a vez do encontro do grupo das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs). Ambas as reuniões ocorreram na sede da Secretaria Municipal de Educação.


Participaram dos encontros membros da Secretaria Municipal de Educação, Escolas Municipais, Sicredi Cooperação RS/SC, Cotrijal, Emater/Ascar, Assessoria Pedagógica do PUFV e Círculo de Pais e Mestres (CPMs).


Nas ocasiões, foram compartilhados e analisados todos os projetos do PUFV desenvolvidos no primeiro semestre nas escolas do Município. Os componentes da Rede puderam socializar e apoiar as demandas necessárias. Foram apresentados 39 projetos, sendo 15 deles das EMEIs e 24 das EMEFs.


De acordo com a assessora de desenvolvimento do cooperativismo da Sicredi Cooperação RS/SC, Ane Müller De La Canal, o grupo da Rede de Não-Me-Toque deste ano teve um crescimento muito significativo com a presença de representantes dos Conselhos de Pais e Mestres de todas as escolas. “Essa participação fortalece a proximidade dos pais com as atividades do ambiente escolar e da comunidade de aprendizagem do Programa A União Faz a Vida”, destacou Ane.


Programa A União Faz a Vida


O Programa A União Faz a Vida é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi e objetiva construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania. Na região da Sicredi Cooperação RS/SC, o Programa conta com o apoio da Cotrijal, em parceria com as Secretarias de Educação Municipais de Almirante Tamandaré do Sul, Não-Me-Toque, Santo Antônio do Planalto e Victor Graeff. Em 2018, o PUFV envolveu 251 educadores e 2.614 crianças e adolescentes, em 19 escolas.


A essência do Programa ocorre a partir da metodologia de ensino-aprendizagem, que é desenvolver cidadãos cooperativos por meio de valores como o empreendedorismo e a solidariedade. Entre os públicos envolvidos no PUFV, estão: educadores, alunos, Sicredi, apoiadores, parceiros e assessoria pedagógica.



Fonte: Sicredi

bottom of page