O edital para contratação de profissionais do programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (22). Nesta etapa, médicos devem se inscrever para o preenchimento de 5.970 vagas, que estão distribuídas entre 1.994 municípios brasileiros. No Rio Grande do Sul, são 541 oportunidades a serem preenchidas.
As inscrições começam na próxima sexta-feira (26) e vão até 31 de maio, com prioridade para médicos brasileiros formados no país. Também podem se inscrever na seleção profissionais brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, que continuarão atuando com Registro do Ministério da Saúde (RMS) em vagas não ocupadas por médicos com registro no Brasil.
Os participantes receberão uma bolsa-formação com valor mensal de R$ 12.386,50, que poderá ser paga pelo prazo máximo de 48 meses, prorrogáveis pelo mesmo período. A previsão do Ministério da Saúde é que os profissionais comecem a atuar nos municípios no final de junho.
De acordo com a pasta, o programa deste ano oferece oportunidade de qualificação, além de incentivos pela permanência no programa e um percentual maior para profissionais que forem alocados em regiões de extrema pobreza e vulnerabilidade. O edital aberto tem como objetivo “recompor vagas ociosas dos últimos quatro anos”, conforme o Ministério da Saúde.
Para realizar a inscrição, o profissional interessado deve acessar Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP) entre os dias 26 e 31 de maio, por meio deste site. Após a validação da inscrição, os candidatos poderão indicar até dois locais de atuação da sua preferência, no período de 1º a 5 de junho.
Segundo a pasta, critérios relacionados à titulação, formação e experiência prévia no programa serão considerados para definir a alocação dos profissionais. Para desempate, terão prioridade os candidatos de residência mais próxima do local de atuação no Mais Médicos, os com maior tempo de formado e os de maior idade.
POR GZH
Comments