Sábado terá o Dia Mundial Sem Carro


Amanhã (22) se comemora o Dia Mundial Sem Carro. O objetivo é promover a reflexão sobre o meio ambiente, a qualidade de vida e a mobilidade urbana. A data internacional tem objetivo de estimular a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel e propor a redução da dependência dos carros e motos para a locomoção.

Criado na França em 1997, o Dia Mundial sem Carro começou a ser comemorado no Brasil em 2003, com foco no ciclo-ativismo e na mobilidade ativa. Desde 2011, várias cidades têm programado eventos ao longo do mês de setembro, que começou a ser chamado informalmente de Mês da Mobilidade.


O objetivo é estimular a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel e propor às pessoas que experimentem, pelo menos durante um dia, formas alternativas de mobilidade, demonstrando que é possível se deslocar sem usar o automóvel.


Segundo a OMS, os acidentes de trânsito são a oitava maior causa de morte no mundo (entre todas as faixas etárias) e a principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. Além disso, mais de 80% dos habitantes das cidades estão expostos a níveis de poluição que excedem os níveis recomendados pela OMS.


Já a ONU Meio Ambiente lembra que a poluição do ar é responsável por cerca de 7 milhões de mortes por ano, ou uma em cada nove mortes prematuras registradas globalmente. Muitos poluentes também afetam o clima, por isso, reduzir a poluição é uma forma de salvar vidas e frear os efeitos das mudanças do clima.


5a4e2ef62da5ad73df7efe6e_edited.png
  • Instagram
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

© COPYRIGHT 2019, PORTALNMT

TERMO DE USO   |  PRIVACIDADE

WhatsApp-icone.png