O TikTok está colocando restrições de idade em alguns de seus filtros de beleza por conta de preocupações sobre como eles impactam a saúde mental dos usuários adolescentes. As mudanças nas próximas semanas incluem impedir que menores de 18 anos usem certos efeitos de alteração de aparência e expandir as descrições dos filtros para especificar o que eles ajustam quando aplicados.
As restrições de idade não se aplicarão a efeitos de filtro que são “projetados para serem óbvios e engraçados”, como adicionar orelhas de animais ou exagerar comicamente certos recursos. A mudança provavelmente visa abordar efeitos de embelezamento como o Bold Glamour , que dá aos usuários uma pele mais lisa, cílios mais longos e rostos mais finos — o que pode ser mais difícil de detectar.
A líder de políticas públicas de segurança e bem-estar do TikTok para a Europa, Nikki Soo, confirmou ao portal The Verge que as restrições de idade para efeitos de alteração de aparência serão implementadas globalmente.
As mudanças estão sendo introduzidas em resposta a um relatório da organização sem fins lucrativos de segurança online infantil Internet Matters, após ela apontar que “filtros de embelezamento contribuíram para uma visão de mundo distorcida na qual imagens aperfeiçoadas são normalizadas”.
As crianças muitas vezes não conseguiam dizer quando as imagens tinham sido alteradas, de acordo com o relatório, e enfrentavam “pressão social significativa” para ter uma determinada aparência online.
Novos recursos também serão introduzidos em 13 países europeus não especificados “nas próximas semanas” que conectarão usuários que relatam conteúdo sobre suicídio, automutilação, ódio e preocupações com assédio. De acordo com o TikTok, a plataforma agora tem mais de 175 milhões de usuários ativos mensais na Europa.
O TikTok também está explorando novas tecnologias de aprendizado de máquina que podem detectar contas feitas por usuários menores de 13 anos — a idade mínima permitida para usar a plataforma. A empresa diz que os usuários que tiverem suas contas excluídas poderão apelar “se acharem que um erro foi cometido”, e que remove cerca de 6 milhões de contas globalmente a cada ano que não atendem aos seus requisitos de idade mínima.
Correio do Povo
Kommentarer