top of page

Seca assola as lavouras da região

A estiagem traz prejuízos irreversíveis para as lavouras de soja, milho e pastagens. Ela atinge todo o Rio Grande do Sul. Cerca de 200 municípios gaúchos já decretaram situação de emergência. O produtor rural Diego Nadal de Marques, do interior de Marau-RS, que enviou fotos da lavoura de soja para as rádios Planalto, disse que se continuar assim não vai compensar nem fazer a colheita.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passo Fundo, Marines Scapini Penz, lamenta que pelo terceiro ano consecutivo, os agricultores estejam perdendo suas plantações. Nessa semana que passou, a FETAG fez uma audiência on-line com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, pedindo desconto de 35% nas prestações do financiamento de custeio que está vencendo, além de prorrogação de prazos para pagamento. Marinês, disse que esteve conversando com o Conselho de Desenvolvimento Agrário para analisar a possibilidade de decreto de emergência em Passo Fundo. Na quinta-feira o prefeito de Ernestina Renato Becker, decretou situação de emergência. Segundo Marinês, já tem propriedades onde ocorre escassez de água para consumo humano e animal. Também há açudes secando e mortandade de peixes.

E no horizonte não expectativa de melhora. A semana que inicia será de tempo firme sem chuvas, exceto algumas pancadas esparsas.



Fonte: Planalto

Commentaires


bottom of page