Secretaria de Saúde receberá Incubadora Neonatal do Estado

Na terça-feira (4), o Prefeito Pedro Paulo Falcão da Rosa juntamente com o Secretário de Saúde Marco Costa reuniram-se com a Secretária Estadual de Saúde Arita Bergmann e demais membros da Secretaria.


Na ocasião foram discutidos assuntos como o acesso a referências regionais, especialmente com relação a plena de Carazinho, a nova formatação da regionalização dos partos com a possibilidade de Não-Me-Toque ter um serviço regionalizado e ainda sobre questões de saúde mental, onde o município tem casos específicos de difícil resolução.


Outro assunto pautado foi a doação por parte do Estado, de uma Incubadora Neonatal, para uso em serviço de UTI Móvel, a qual teve o termo de doação assinado na oportunidade. A previsão é que nos próximos dias o equipamento seja disponibilizado ao Município.


Conforme o Secretário de Saúde Marco Costa este equipamento ficará disponível como salvaguarda para eventos emergenciais, quando houver problemas com a regulação estadual, uma vez que o transporte neonatal de emergência é responsabilidade do Estado. Desta forma, o Município não integrará a regulação dos serviços, mas, tendo o equipamento, poderá articular com municípios da região para compor um serviço de transporte afim de suprir eventuais deficiências por parte do estado.


No ano de 2018, Não-Me-Toque registrou um óbito neonatal, na qual o serviço de transporte teve uma demora considerável. O desafio da gestão agora é compor uma equipe emergencial para atuar nessas situações.



Fonte: Ascom Prefeitura de Não-Me-Toque

5a4e2ef62da5ad73df7efe6e_edited.png
  • Instagram
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

© COPYRIGHT 2019, PORTALNMT

TERMO DE USO   |  PRIVACIDADE

WhatsApp-icone.png