top of page

“Será o maior desastre da nossa história”, diz o governador gaúcho


“Infelizmente será o maior desastre que o nosso Estado terá enfrentado, maior do que o que nós assistimos no ano passado. Estamos vivendo um momento muito crítico.” As falas do governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite foram proferidas durante coletiva de imprensa na noite desta quarta-feira (1°).

“Nós não teremos capacidade de fazer todos os resgates”, lamentou o governador, diante da magnitude da crise. A previsão meteorológica mantém o alerta para o risco de mais chuvas nas próximas 36 horas, agravando ainda mais a situação.

Leite declarou que a situação do Estado em relação às chuvas é gravíssima. E a área atingida, até o momento, é superior a da enchente de setembro do ano passado. Em 2023, foram registradas 16 mortes em junho, 54 em setembro e outras 5 em novembro.

O governador ainda citou as localidades que deverão ser os mais atingidos por cheias de rios nos próximos dias e onde o Estado recomenda que populações em áreas de risco busquem abrigo em locais seguros, seguindo orientação das autoridades locais.

Veja, abaixo, a relação dos 48 municípios que deverão ser mais afetados por enchentes:

AgudoAlegreteArroio do MeioBom PrincípioBom Retiro do SulCachoeira do SulCampo BomCandeláriaCanudos do ValeCerro BrancoColinasCruzeiro do SulEncantadoEstrelaFelizForquetinhaGeneral CâmaraHarmoniaJaguariLajeadoMarques de SouzaMontenegroMuçumNovo CabraisNovo HamburgoParaíso do SulPareci NovoParobéPouso NovoRelvadoRestinga SêcaRio PardoRoca SalesSanta Cruz do SulSanta TerezaSão JerônimoSão LeopoldoSão Sebastião do CaíSão SepéSinimbuTaquaraTaquariTravesseiroTriunfoVale do SolVale RealVenâncio AiresVera Cruz

Barragens em situação de emergência

  • UHE Castro Alves (Nova Roma do Sul)

  • UHE Monte Claro (Bento Gonçalves)

  • UHE 14 de Julho (Santa Tereza) Pode atingir: Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Lajeado e Arroio do Meio

  • UHE Dona Francisca (Dona Francisca) Pode atingir: Faxinal de Soturno, São João do Polêsine, Agudo, Paraíso do Sul, Restinga Seca, São Sepe, Formigueiro e Cachoeira do Sul

  • Complexo Toropi Pode atingir: São Pedro do Sul, Mata e Toropi

  • Barragem de Putinga

Chegou a 10 o número de mortos por causa das enchentes que atingem o Rio Grande do Sul. Conforme informações divulgadas pela Defesa Civil gaúcha na tarde desta quarta, as mortes ocorreram em oito municípios do Estado, sendo que a metade dos óbitos refere-se a pessoas idosas.

Municípios com óbitos

Pavarema (2);Salvador do Sul (2);Pantano Grande (1);Itaara (1);Encantado (1);Segredo (1);Santa Maria (1);Santa Cruz do Sul (1).



Bình luận


bottom of page