top of page

Sicredi Cooperação RS/SC mobiliza 150 pessoas da comunidade nas oficinas de Educação Financeira


A Sicredi Cooperação RS/SC aderiu à 6ª Semana Nacional de Economia Financeira, ocorrida de 20 a 26/05, em todo o Brasil. Localmente, a instituição financeira cooperativa promoveu oito ações, mobilizando cerca de 150 pessoas nos municípios de Almirante Tamandaré do Sul, Carazinho, Não-Me-Toque e Santo Antônio do Planalto.


Também conhecida como Semana ENEF, a ação é realizada anualmente pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) para estimular o debate sobre o tema na sociedade. Neste ano, o Sicredi utilizou o conceito “#Fiquenoverde - Faz diferença deixar sua vida financeira mais saudável”.


Na área de atuação da Sicredi Cooperação RS/SC, foram desenvolvidos os seguintes encontros, através da assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo, Ane Müller De La Canal:


- Palestra de Educação Financeira para alunos, Alunos do 3º e do 5º do Ensino Fundamenta, Escola Sinodal Sete de Setembro, de Não-Me-Toque, 20/05.


- Workshop de Educação Financeira, Gestores escolares das escolas da rede municipal de educação, Almirante Tamandaré do Sul, 21/05.


- Workshop de Educação Financeira, Gestores escolares das escolas da rede municipal de educação, Santo Antônio do Planalto, 21/05.


- Workshop de Educação Financeira, Gestores escolares das escolas da rede municipal de educação, Não-Me-Toque, 22/05.


- Workshop Educação Financeira, Novos colaboradores da Sicredi Cooperação RS/SC, Superintendência Regional, de Carazinho, 22 e 23/05.


- Palestra Educação Financeira, Alunos do Integral, Colégio Notre Dame Aparecida, de Carazinho, 24/05.


A assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo, Ane Müller De La Canal, avaliou os encontros como o primeiro passo para uma grande mudança social. “Conversando com diversos públicos durante a Semana ENEF, percebi que a Educação Financeira é uma demanda de toda a sociedade. Precisamos trabalhar o tema como base familiar e educacional para transformar a realidade do nosso país”, acrescentou.


Ser de fato um parceiro dos associados e estar ao lado deles é um dos compromissos fundamentais do Sicredi, pois são informações precisas, escolhas conscientes e uma vida financeira equilibrada, com gastos controlados e administrados, que impactam na qualidade de vida de cada indivíduo, contribuindo para a realização dos seus sonhos. “São conhecimentos que podem ser compartilhados independentemente da idade, já que todos são responsáveis, direta ou indiretamente, pelos resultados obtidos com a educação financeira”, destaca o vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port.


No ambiente virtual, as dicas para uma vida financeira mais saudável estão concentradas em um espaço permanente, dedicado exclusivamente ao tema, que fica hospedado no site do Sicredi (www.sicredi.com.br/educacaofinanceira). A página inclui conteúdos voltados aos jovens, como histórias interativas que contam a origem do dinheiro, materiais para oficinas com grupos de crianças, livros, e-books e vídeos, além de um teste para descobrir seu perfil financeiro e compartilhar o resultado nas redes sociais.



Fonte: Sicredi

bottom of page