top of page

Sicredi: Uniformes antigos transformados em máscaras


A pandemia de coronavírus provocou diversas mudanças na vida em sociedade e, apesar das muitas dificuldades, também abriu espaço para a criatividade e o espírito de Cooperação entre as pessoas.


Nesse sentindo, os Colaboradores da Sicredi Cooperação RS/SC se mobilizaram e realizaram a doação de uniformes antigos para a reutilização na fabricação de máscaras artesanais. O uso de máscaras é recomendado pelo Ministério da Saúde como equipamento fundamental para evitar a propagação do novo vírus.


Os uniformes foram doados para as Secretarias de Educação de Almirante Tamandaré do Sul, Não-Me-Toque, Santo Antônio do Planalto e Victor Graef, por meio do Programa A União Faz a Vida (PUFV) e as máscaras estão sendo produzidas pelas Assistências Sociais e Grupo de Mães dos municípios atendidos pelo Programa. Quando as aulas presenciais forem retomadas, as máscaras serão doadas aos alunos e professores das escolas desses municípios.


A Coordenadora Local do PUFV do município de Victor Graeff, Bruna Taís Scharlau, enviou uma amostra do trabalho à Cooperativa e destaca a importância do resultado do trabalho coletivo. “Somos gratos a todos que doaram seus uniformes para confecção de máscaras e à parceria que temos com o PUFV. Nossas costureiras, as auxiliares de ensino da EMEI Cantinho de Amor, estão nas escolas confeccionando as máscaras com muita dedicação e capricho, pois elas serão muito úteis no retorno das atividades presenciais da escola”, afirma.


O Presidente da Sicredi Cooperação RS/SC, Gervásio Jorge Diel, ressalta que os Colaboradores vivem o Cooperativismo em todos os aspectos do seu dia a dia. “Nossa disposição de criarmos uma rede de apoio para nossas Comunidades permeia o nosso trabalho todos os dias, seja em ações de alta complexidade dentro das agências, ou em iniciativas aparentemente mais simples, como a doação de uniformes sem uso, sempre pensamos em realizar projetos que possam impactar positivamente os locais em que estamos inseridos, e essa consciência é essencial em momentos como esse que estamos passando”, assegura  Diel.


A iniciativa integra uma das ações realizadas pela Sicredi Cooperação RS/SC em prol do Dia C de Cooperar, promovido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). De acordo com a Assessora de Programa Sociais da Cooperativa, Ane Müller De La Canal,  “o Dia C consiste na promoção e estímulo à realização de ações voluntárias de Responsabilidade Social. Com essa ideia, contribuímos com a Comunidade, fomentando práticas de proteção e reforçamos a importância de ações de Sustentabilidade”, explica.


bottom of page