top of page

Sindicato dos Trabalhadores Rurais comemora cinquenta anos de existência

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Não-Me-Toque realizou nesta sexta-feira (17), a festa em comemoração aos 50 anos da entidade. O evento foi realizado no salão de festas Cristo Rei e contou com a participação do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Maiquel Junges; da Tesoureira Geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul - Fetag, Elizete Hintz; da Coordenadora da Regional Sindical do Alto Jacuí, Marlene Weber Klassmann; do representante do Deputado Federal Heitor Schuch, senhor Anselmo Piovesan; do Prefeito de Não-Me-Toque, Pedro Paulo Falcão da Rosa; do presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Alberto Bacher; do Presidente da Cotrijal, Nei César Mânica; do Presidente da Sicredi Cooperação RS/SC, Gervásio Jorge Diel; do Gerente do Banco do Brasil, Gustavo Ziquinati; do vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, dos associados, convidados e imprensa.


Fundando no dia 09 de março de 1969, o Sindicato dos Trabalhos Rurais de Não-Me-Toque iniciou a construção do que constitui o legítimo representante da categoria dos trabalhadores e das trabalhadoras rurais. O Sindicato tem como missão coordenar e mobilizar a categoria dos trabalhadores e trabalhadoras rurais e assalariados rurais, a partir dos problemas sentidos e vividos, centrando ações na construção de um modelo alternativo de desenvolvimento, tendo presente a organização e o crescimento de classe, buscando uma sociedade mais justa e igualitária.


A história dos 50 anos será sempre lembrada por vitórias e conquistas, como: saúde pública, benefícios previdenciários, aposentadoria, pensão, auxílio maternidade, auxílio doença, políticas públicas, Pronaf, Mais Alimento, liberação do uso das sementes geneticamente modificadas, não emplacamento de tratores, código florestal, entre outras.


Durante o cerimonial, o Sindicato homenageou todos os ex-presidentes da entidade com uma placa em reconhecimento ao serviço prestado durante os 50 anos. Confira abaixo os agraciados:


- Carlos Edvino Soder - presidente de 09 de março de 1969 a 09 de março de 1971;

- Fredolino Teodoro Sontag, in memória - presidente de 09 de março de 1971 a 09 de março de 1977 e de 09 de março de 1983 a 09 de março de 1986. No ato representado por Walter Sontag.

- Carlos Bertoldo Holz - presidente de 09 de março de 1977 a 09 de março de 1980. No ato representado por Wlater Sontag.

- Romano Danieli, in memória - presidente de 09 de março de 1980 a 09 de março de 1983. No ato representado por Justina Diefenthaeler.

- Francisco Jorge Eckstein - presidente de 09 de março de 1986 a 09 de março de 1989.

- Ofélia Kernel Gorgen - presidente de 09 de março de 1995 a 09 de março de 1998.

- Osmar Klassener - presidente de 09 de março de 1998 a 09 de março de 2004.

- Pedro Paulo Ninow - presidente de 09 de março de 1989 a 09 de março de 1995 e de 09 de março de 2004 a 09 de março de 2016.


A direção do Sindicato também prestou uma singela homenagem aos funcionários da entidade de classe, Eva Beatriz Pagliarini Wildner e Deonisio Teobaldo Roherig.


Logo após as homenagens, autoridades usaram a palavra para se manifestar, parabenizar e destacar a importância do trabalho do Sindicato. Por fim, o pastor da comunidade Evangélica, Fábio Staggemeier deu a benção e cantou, juntamente com o público presente, os parabéns ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais pelos 50 anos.


Também participaram do evento, o chefe da Emater/RS de Não-Me-Toque, Vinicius Toso; Vice-Presidente do Sindicato Rural, Edmilson Guadagnin; representante da Coprel, João Lopes da Silva; gerente da Sicredi Oeste, Francieli Dillemburg; gerente da Sicredi Centro, Tiago Bandeira; funcionários do Banco do Brasil, Aureo dos Santos e Paulo Soares; gerente da Unidade de Negócios da Cotrijal, Airton Mário Gorgen; assessor jurídico do Sindicato, Wilson Nienow; Vereadores de Não-Me-Toque e Lagoa dos Três Cantos; Sindicatos da Regional Alto Jacuí: Alto Alegre, Boa Vista do Incra, Carazinho, Campos Borges, Chapada, Colorado, Coqueiros do Sul, Fortaleza dos Valos, Ibirubá, Quinze de Novembro, Saldanha Marinho, Santa Bárbara do Sul, Selbach, Tapera e Victor Graeff.






bottom of page