top of page

Sindicato Rural capacitou 03 novas turmas em NR 31 neste ano

Por exigência da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), através das Instruções Normativas 05 e 06/2019, se torna obrigatório que os aplicadores de defensivos agrícolas possuam capacitação com certificado válido e estejam cadastrados no Cadastro Estadual de Aplicadores.


O prazo para cumprimento das instruções, que também abrangem a necessidade dos produtores rurais de prestarem informações sobre o uso dos produtos e a venda orientada por parte dos estabelecimentos comerciais (IN 09/2019), foi prorrogado e entrará em vigor em todos os municípios gaúchos a partir de 1º de junho de 2022.


Neste sentido, o Sindicato Rural de Não-Me-Toque por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS), está ofertando gratuitamente o curso de Aplicação Correta e Segura de Defensivos Agrícolas – NR 31 para seus associados e funcionários e produtores/trabalhadores rurais em geral.


Os primeiros cursos aconteceram ainda em 2020, e agora neste ano já foram capacitadas três novas turmas, sendo duas em parceria com a empresa Sementes Roos nos dias 17 a 21 de maio, e outra no Sindicato Rural dias 28 a 30 de julho.


Com carga horária de 20 horas, o instrutor Leandro Marcelo de Oliveira abordou no conteúdo programático os conceitos e considerações sobre agrotóxicos, interpretação de rótulos, identificação de riscos, EPIS, intoxicação e primeiros socorros, tipos de pulverizadores, condições climáticas e aplicação, entre outros.


A previsão do Sindicato é realizar mais uma capacitação no final de outubro para os produtores participantes do programa do Ateg (Assessoria Técnica e Gerencial do Senar) e as demais somente no próximo ano, pois os instrutores estão com bastante demanda.



A divulgação das datas é realizada nas redes sociais da entidade.

bottom of page