top of page

Sobe para 24 o número de mortes por gripe A no Rio Grande do Sul

Com informações: Gaúcha/ZH

O número de mortes causadas por gripe A subiu no Rio Grande do Sul na última semana. De acordo com novo boletim epidemiológico, divulgado nesta segunda-feira (16) pela Secretaria Estadual da Saúde, as vítimas fatais da doença passaram de 14 para 24. São 16 mortes devido ao vírus H1N1, três por H3N2, três por influenza A não subtipada e duas por influenza B. Ao todo, 263 casos foram confirmados, sendo 25,9% em crianças menores de cinco anos.


No mesmo período do ano passado, a quantidade de vítimas fatais já chegava a 41. Conforme o Centro Estadual de Vigilância em Saúde, na comparação com 2017, as mortes foram 1,7 vezes maiores do que neste ano. Na época, o predomínio era do vírus H3N2. Já, agora, o maior registro é do H1N1.


A previsão era que se repetisse o predomínio do H3N2, seguido do vírus influenza B – como ocorreu na América do Norte. No entanto, no Brasil a predominância atual é do vírus influenza H1N1.


De acordo com o novo boletim, os casos confirmados até o momento ocorreram em 64 municípios. Já as mortes foram registradas em pacientes residentes nas cidades de Alto Feliz, Balneário Pinhal, Cachoeira do Sul, Canela, Canoas, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Gramado, Lajeado, Passo Fundo, Porto Alegre, Roca Sales, São Leopoldo, São Marcos, Sapiranga, Tramandaí, Tupanciretã e Vera Cruz.


De todas as mortes, 62,5% das vítimas apresentavam pelo menos um fator de risco. A condição mais frequente foi ter mais de 60 anos (37,5%) e doença cardiovascular (29,2%).



Não-Me-Toque atinge 95% do público alvo


A Secretaria Municipal de Saúde de Não-Me-Toque, através da enfermeira responsável pelo setor de vacinação, Liliane Erpen informou na manhã desta segunda-feira (16), que a cobertura vacinal no município ultrapassou os 95% das categorias consideradas de risco.


Ainda segundo Liliane, na última semana, a Secretaria encaminhou ao Laboratório de Saúde Pública de Porto Alegre - Lacen uma amostra de secreção nasal de uma paciente de 84 anos, acamada, com mal de Alzheimer e que estava internada no Hospital Notre Dame Júlia Billiart. A amostra foi enviada para verificação da possibilidade de alguns vírus respiratórios que estavam acometendo a paciente. O resultado da coleta deverá estar pronto em 15 dias.




bottom of page