Soja: início da colheita indica ótima safra

#PortalEstáemTudo

O momento tão esperado chegou: a colheita da soja. E este ano a expectativa é de final feliz. Apesar das dificuldades enfrentadas ao longo da safra, as primeiras áreas colhidas revelam excelente resultado.


Em Vista Alegre, interior de Colorado, Eduardo Roveda chegou a duvidar dos gráficos da sua máquina colhedora. “Registrar, em uma safra que apresentou indicativos de estiagem (La Niña), produção superior a 100 sacas por hectare é gratificante”, avalia.


O resultado, de 101,3 sacas/hectare, foi alcançado em 38,1 hectares, colhidos dia 17 de março, e mostra que o trabalho teve boa condução. Para controle da ferrugem, por exemplo, foram cinco aplicações de fungicida. A expectativa para o restante da lavoura já aumentou.


SOLO FÉRTIL E BONS MANEJOS


O grande diferencial da área está nos cuidados com o solo. Ediomar Chagas, engenheiro agrônomo que assiste a propriedade, destaca o aporte de adubação, correção pós-colheita, rotação de culturas e formação de palhada. “Também acredito muito na qualidade das sementes, principalmente desta cultivar, que já vem há várias safras apresentando boas médias de produtividade”, explica Roveda.


Com expectativa de fechar a área total com média acima de 80 sacas/ha, o produtor revela que há um padrão de manejos na propriedade. Sempre visando a fertilidade do solo, controles de pragas e doenças, tudo com o objetivo de uma agricultura sustentável e com rentabilidade. “O trabalho é sequencial, desde a escolha da semente, preparação das áreas, semeadura e manejos. Seja no inverno ou no verão, o trabalho é constante. Ainda bem que contamos com a parceria forte dos profissionais técnicos da Cotrijal”, comenta Roveda.


O QUE FEZ A DIFERENÇA NESTA SAFRA?


“Aquele produtor que reforçou a parceria com a sua cooperativa e utilizou os serviços técnicos e agronômicos chegou na colheita com segurança em termos de produtividade e rentabilidade”, explica Alexandre Nowicki, coordenador técnico de Difusão da Cotrijal.


SAFRA DE PESO COTRIJAL - Para construir uma safra recorde, você precisa de parceiros confiáveis. Por isso, a Cotrijal lançou a campanha Safra de Peso, Saiba mais sobre a campanha acessando nosso Facebook e nosso Instagram.




Fonte: Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal Foto Roveda: Ediomar Chagas/Cotrijal Demais fotos: Divulgação/Cotrijal

5a4e2ef62da5ad73df7efe6e_edited.png
  • Instagram
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

© COPYRIGHT 2019, PORTALNMT

TERMO DE USO   |  PRIVACIDADE

WhatsApp-icone.png