top of page

Soja: semeadura avança na região


A janela de tempo seco contribuiu nos últimos dias para o avanço dos trabalhos de semeadura da soja. O Departamento Técnico da Cotrijal estima que cerca de 85% da área destinada para a cultura já foi semeada. O trabalho deve seguir com ritmo acelerado ainda nos primeiros dias de dezembro, principalmente nas áreas localizadas na região de Lagoa Vermelha e Esmeralda.


Na propriedade da família Carmo, a semeadura iniciou na metade de outubro e deve ser concluída até o final deste mês. Nesta safra, são 560 hectares em Pontão e 480 hectares em Boa Vista do Cadeado. 

Conforme o engenheiro agrônomo Ricardo de Quadros, da Cotrijal, o processo é realizado de forma escalonada, obedecendo as recomendações de época de semeadura de cada cultivar. Ao todo, o produtor utilizará nesta safra quatro cultivares.


“A ideia é otimizar os manejos e aproveitar as oportunidades para fechar a safra com produção igual ou maior que a registrada no ciclo anterior. Estamos bem servidos de tecnologia e assistência técnica para que a safra possa ser concluída com sucesso”, destaca Diones Vaseran Carmo Júnior.


TECNOLOGIA NO CAMPO

Um dos diferenciais no sistema de produção da família Carmo está na semeadura com taxa variável, que, safra após safra, aprimora ferramentas e manejos para ter uma produção rentável e uniforme.


“A semeadura com taxa variável já apresentou bons resultados no milho, o que nos faz acreditar que uma boa resposta possa acontecer na soja”, comenta o produtor. O equipamento foi adquirido em 2012 e já foi utilizado em safras anteriores no milho e também de forma experimental em pequenas áreas de soja, com o objetivo de levantamento de dados para pesquisa. (leia esta notícia completa na edição de Novembro do Jornal da Cotrijal)


Confira o vídeo em nosso canal no YouTube e na página do Facebook do Programa Sentinela. Lá você encontrará mais informações sobre a semeadura com Taxa Variável. 




Fonte: Ascom Cotrijal

bottom of page