top of page

Soja voluntária deve ser eliminada


As lavouras que apresentam soja voluntária (tiguera) devem receber manejo para o controle. Para um trabalho eficiente, o Departamento Técnico da Cotrijal recomenda aos produtores monitorar áreas e buscar informações para que as plantas não permaneçam no campo por muito tempo. Além de atrapalhar a produção, invasora pode deixar focos de doenças como oídio, mofo branco e a ferrugem Asiática na próxima safra de verão. 


“A chuva dos últimos dias, associada a temperaturas amenas, ocasionou um ambiente propício para a manifestação desse tipo de doenças. Organizar a entrada na lavoura, com a correta aplicação de herbicidas é fundamental. Na dúvida, o produtor deve procurar pela assistência da Cotrijal”, recomenda o coordenador técnico de Difusão, Alexandre Nowicki. 


No RS, não tivemos ainda neste outono a formação de geadas, o que favoreceu o desenvolvimento e a presença da soja voluntária no campo. “Esse é um problema que está presente em todo o Estado, em áreas de pousio e também naquelas áreas que receberam plantas de cobertura. É um controle necessário e de extrema importância”, pontua o coordenador. 


PROGRAMA SENTINELA

Essa é uma dica do Programa Sentinela Cotrijal, que apresenta informação, com o adequado planejamento para a sua lavoura. 


Para mais dicas do Programa Sentinela Cotrijal, acesse nosso Facebook e siga-nos no Instagram.




Fonte: Assessoria de Imprensa da Cotrijal

bottom of page