top of page
Foto do escritorJornalismo Portal NMT

Stara: Sucessão familiar e produtividade no campo


Com quase 30 anos de história com a Stara, o agricultor Sr. Eduardo Josef Reinhofer, de Entre Rios, distrito de Guarapuava/PR, visitou a fábrica da Stara pela primeira vez em 1996, em Não-Me-Toque/RS. Na safra 96/97 adquiriu a sua primeira máquina da marca. Hoje, ele possui várias máquinas Stara, dentre elas, os distribuidores Bruttus e Hércules, uma carreta agrícola e para completar, sete semeadoras Guapa Supra Winter 60 linhas.


Eduardo vem de uma família de agricultores, o seu avô, seu pai e posteriormente ele, seguiram o legado do agronegócio. Hoje, aos 65 anos, está passando a propriedade para os filhos Bruno Reinhofer e Robert Reinhofer, o que para ele é motivo de muito orgulho. “O processo de passar a atividade para meus filhos foi gratificante, nunca pressionei eles a estudarem algo em específico. Mas quando chegou a hora, ambos escolheram cursar Agronomia e Administração, os dois têm as duas faculdades e decidiram trabalhar comigo. Ver eles assumindo a gestão é uma grande alegria, eles já estão trabalhando na propriedade da família há 10 anos.” Sr. Eduardo, ao lado da esposa Sra. Hildegardt V. Reinhofer, relembram com carinho de quando os filhos eram pequenos e iam para o campo com ele antes de irem para a escola.


Atualmente, Sr. Eduardo e sua família seguem produzindo com a ajuda da Stara. Na sua propriedade, eles realizam a cobertura de inverno. “Nesse período plantamos o trigo e a cevada, a janela de plantio dessa cobertura é pequena, por isso temos a necessidade de ter tantas máquinas”, afirma ele.


Para Sr. Eduardo Josef Reinhofer, a qualidade de semeadura é um dos pontos principais, pois assegura a alta produtividade e este é um dos motivos que o fez escolher a Guapa. “Diminuí o número de máquinas na minha propriedade e investi em máquinas maiores e mais tecnológicas. Escolhi a Guapa porque é uma semeadora grande, com 60 linhas, e mesmo assim o transporte é fácil, fecho e ando com ela engatada no trator”, completa.


Além disso, segundo Sr. Eduardo, a dosagem e profundidade das sementes interferem na germinação dos grãos. “O diferencial da máquina é a distribuição de sementes por molas pneumáticas, que é bem melhor e mais uniforme, tanto de sementes quanto de adubação. Estou bem satisfeito com os rendimentos”, comenta o agricultor. A Guapa Supra Winter possui molas pneumáticas de pressão interligadas entre as linhas que garantem uniformidade de pressão na hora de semear. Esse sistema possui grande facilidade de calibração, o que beneficia diretamente o trabalho do produtor rural.


Na opinião do Sr. Eduardo, o maior desafio é produzir mais na mesma área de terra e em menos tempo. Por isso o produtor se sente tão satisfeito com os produtos Stara, pois eles entregam rendimento operacional aliado à facilidade e precisão na hora do plantio. O produtor só tem elogios aos equipamentos e principalmente a Guapa Supra Winter “estamos muito satisfeitos com o rendimento e o plantio. Conseguimos melhorar a plantabilidade com as nossas sete Guapas e alcançamos a nossa meta de produção”.


A Stara se orgulha em fazer parte de quase 30 anos de história da família Reinhofer e deseja que esta parceria continue se renovando através das novas gerações, com muita produtividade e evolução constante.


Kommentarer


bottom of page