top of page

Supernova Cotrijal: turma 1 tem aula presencial

O autoconhecimento é uma das chaves para identificar habilidades, limitações e definir o futuro profissional. Esse é um dos aspectos que está sendo trabalhado pelos professores no terceiro módulo do Programa Supernova Cotrijal em 2022, para ajudar os jovens a refletirem sobre a profissão em que desejam atuar e como alcançar seus objetivos.

A turma 1, que iniciou o curso em maio, teve aula presencial sobre o assunto nesta terça-feira, 16/8, no Parque da Expodireto Cotrijal. O grupo é formado por jovens de 24 municípios. Esta foi a primeira aula presencial – as demais ocorreram de forma on-line – e Gabriela Dirings, 17 anos, de Coqueiros do Sul, saiu motivada a buscar mais conhecimento. Ela já é associada da cooperativa e ajuda os pais na propriedade.

—Pretendo permanecer no campo e continuar estudando—, afirmou.

Guilherme Dall Pizzol, 20 anos, é estudante de agronomia e viu no encontro presencial um momento importante de aprendizado. Ele é de Charrua e os pais trabalham com produção de grãos e pecuária de corte.

—O curso tem sido importante para adquirir novos conhecimentos sobre o gerenciamento da propriedade e liderança—, avaliou.

A aula foi conduzida pela professora Alessandra Costenaro Maciel, do Escoop, com o tema desenvolvimento pessoal e gestão de equipes. Contou também com palestra da gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Cotrijal, Simone Rohrig, e do jovem Filipe Gustavo Walker, de Não-Me-Toque, estudante de Agronomia, que compartilhou sua experiência de intercâmbio em Portugal.

O presidente da Cotrijal, Nei César Manica, e o vice, Enio Schroeder, prestigiaram o início do encontro. Relembraram alguns momentos de sua história como produtores rurais e também na cooperativa e destacaram a importância de aproveitar as oportunidades de adquirir conhecimento e crescer.

—Investimos nos jovens porque são o futuro das nossas propriedades e da cooperativa—, disse Manica.

—O Supernova é um programa inovador, com conteúdo teórico que já pode ser colocado em prática—, complementou Schroeder.

O PROGRAMA O Supernova Cotrijal conta em 2022 com 121 jovens de toda a área de ação da cooperativa. São três turmas, que acompanham aulas práticas e teóricas, sob coordenação pedagógica da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop) e contando com a experiência de inúmeros especialistas da Cotrijal.

As aulas da turma 1 acontecem sempre nas terças-feiras à tarde. A turma 2 têm aulas nas quartas-feiras à noite e iniciou atividades em junho. Para a turma 3, as aulas iniciaram também em junho e acontecem nas quintas-feiras à noite.

O curso prevê 5 grandes módulos, totalizando 23 encontros, no formato híbrido. Serão 70 horas de programação, incluindo conteúdo técnico, interação e também atividades através de uma plataforma de jogos. O encerramento está previsto para o final do ano, com previsão de viagem técnica de estudos a Porto Alegre.



Fonte: Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal

bottom of page