top of page

Teodora Lutkemeyer realiza audiência com Cônsul Geral dos Países Baixos

Com o objetivo de aproximar relações com o Consulado Holandês, a Presidente da Associação Holandesa de Não-Me-Toque Teodora B. Souilljee Lutkemeyer, esteve na última sexta-feira (18) em uma Audiência com a Sra. Henriette Bersee - Cônsul Geral dos Países Baixos no Brasil. A audiência foi realizada em São Paulo e ocorreu dentro dos protocolos de distanciamento da Covid-19.


Os assuntos tratados foram a despedida do Embaixador Kees van Rij, que aposentou-se, e a transferência do Adido da Agricultura Sr. Beert Rijkel.


A Presidente fez um relato das principais ações em desenvolvimento pela Associação Holandesa, como o Projeto da História da Imigração em vídeo, iniciado em 2019 e que vem resgatando a história de cada pioneiro vindo a Não-Me-Toque.


Também detalhou o início de uma pesquisa que a Associação realizará a partir de julho/21, entre seus associados sobre a disposição para criação de um Museu da Imigração Holandesa em Não-Me-Toque. As sugestões são de um Museu físico, Galerias temporárias ou um Museu Virtual, que será disponibilizado no site holandesesnmt.com.br.


Por último, relatou o apoio da entidade ao projeto de edição de um Livro pela Pesquisadora Antropóloga Renate Stapelbroek, com a coletânea de lembranças (santinhos) de Imigrantes falecidos, intitulado "Ter herinnering ann...Bidprentjes van Nederlandse emigranten in Brazilie 1948 - 2020 ( Em Memória de...santinhos de Imigrantes Holandeses no Brasil 1948 -2020).


Ao final da audiência a Sra Cônsul agradeceu a vista e declarou estar muito satisfeita com o esforço da entidade e dos Imigrantes Holandeses em manter a cultura original, em especial no desenvolvimento, especialmente pelo trabalho no desenvolvimento da comunidade em que se inseriram.


A Presidente Teodora, registrou o momento como uma oportunidade ímpar, pois apesar da pandemia, a Sra. Cônsul se mostrou muito receptiva e ansiosa por ter notícias da nossa Comunidade de Não-Me-Toque.





bottom of page