top of page

Trigo especial para etanol começa a ser produzido em Passo Fundo

A BSBIOS acelera seu projeto para instalar, em Passo Fundo, sua primeira usina de etanol, combustível veicular verde que a maioria dos veículos recentes brasileiros aceita, por serem flex. Conforme previamente noticiado pela Uirapuru, em um primeiro momento a companhia tinha planejado desenvolver o projeto em duas etapas: uma a ser concluída em 2024 e outra, uma expansão, em 2026. No entanto, atualmente a empresa analisa fazer a obra toda de uma vez só e chegar à capacidade já ampliada dentro de dois anos.


Ainda em junho deste ano foi firmada uma parceria entre a BSBIOS e a Biotrigo Genética, empresa de Passo Fundo, para o desenvolvimento de um trigo especial para esta finalidade. Desenvolvida após sete anos de pesquisas, a genética deste novo trigo é ideal para a produção do biocombustível por possuir elevados níveis de amido e alta produtividade.


Conforme a Biotrigo, este tipo de cultivar tem um ciclo menor e outro mais longo, podendo aumentar a produtividade em até 5%. O novo trigo, especialmente desenvolvido para produção de etanol, também é resistente a doença giberela, que diminui a produção drasticamente. Para este tipo de trigo é irrelevante a giberela, pois o combustível produzido através dele será queimado.


Neste momento as sementes especiais aguardam a regularização no Registro Nacional de Cultivares (RNC), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). As sementes estão sendo cultivadas no Paraná e em Passo Fundo, em um plantio em área separada do trigo usado para panificação.

 
 
 

Commentaires


image.png
bottom of page