top of page

Um passeio pela história da cooperação com Odacir Klein


Tratando as cooperativas como opção, a integridade como meta e a conformidade como prática, Odacir Klein palestrou para direção, superintendentes, gerentes, conselheiros, líderes de núcleo e integrantes do Comitê de Mulheres da Cotrijal, na manhã desta terça-feira (25/6). Com o tema governança corporativa, o evento aconteceu auditório central do Parque da Expodireto Cotrijal, através de uma parceria com o Instituto de Pesquisa Gianelli Martins e com o apoio do Sistema Ocergs-Sescoop/RS.


“O objetivo desta conversa é demonstrar a importância da cooperação, do esforço conjunto, da interação e da organização, trazendo um histórico das cooperativas tritícolas, comparando o que é a Cotrijal hoje e o que representa para o associado”, enfatizou o ex-ministro, que primou pela interação e troca de ideias com o público.


Odacir Klein lembrou que as cooperativas surgiram através do incentivo governamental para estimular o plantio do trigo, e não a cooperação. “As que aderiram ao projeto do governo em função apenas do viés econômico acabaram não prosperando. Já a Cotrijal é um exemplo de opção cooperativa, com espírito de cooperação e prática de integridade”, destacou.


Com uma longa caminhada dentro do cooperativismo, ele aconselha que cooperação é fundamental nos dias atuais e deve ser exercida com ética por todos os envolvidos. “Uma cooperativa é o resultado da visão de que cada um tem a sua atividade privada, se somando aos outros que também exercem a sua atividade privada, buscando em conjunto o bem-estar social, resultados econômicos e soluções para todos”, acrescentou.

Nei César Manica, presidente da Cotrijal, apontou que dentro da visão estratégica, a organização busca a disseminação da informação e o resgate de alguns conceitos fundamentais, como é o caso do cooperativismo. “Lembrando a história e a importância da cooperação, estaremos prontos para vencer os desafios do dia a dia, sempre buscando ser melhores”, expôs.


O vice-presidente da cooperativa, Enio Schroeder, classificou a palestra como uma “aula sobre cooperativismo” e destacou o papel que Odacir Klein representa para o agronegócio brasileiro, para a Cotrijal e para a Expodireto. “Ficamos honrados em recebê-lo para esta conversa e ver que a Cotrijal está inserida como case de sustentabilidade entre as cooperativas”, concluiu.



Fonte: Assessoria de imprensa da Cotrijal

bottom of page