top of page

UPF volta às aulas na nesta segunda-feira (29)


Estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade de Passo Fundo (UPF) voltam às salas de aula nesta segunda-feira, dia 29 de julho, para o segundo semestre letivo de 2019. O retorno ocorre tanto no Campus I, em Passo Fundo, quanto na estrutura multicampi. Neste primeiro dia, os novos acadêmicos serão recebidos em suas Unidades Acadêmicas e integrados ao ambiente e ao curso. Já ao longo das primeiras semanas, a Reitoria fará uma visita às turmas ingressantes para acolhê-los à comunidade acadêmica. A primeira visita deve ocorrer no dia 31 de julho, no curso de Medicina. 

Para o vice-reitor de Graduação da UPF, professor Dr. Edison Alencar Casagranda, a volta às aulas traz um conjunto de expectativas. ''Aos que já são nossos alunos, a expectativa de retomar formalmente os estudos, de rever os colegas e de aprofundar-se ainda mais na especificidade profissional do seu curso. Os alunos novos, por sua vez, trazem a expectativa do absolutamente novo, instituição nova, colegas novos, professores novos, desafios diferentes. Tudo isso regado a uma dose salutar de insegurança e dúvida. Digo isso, pois, é a dúvida e a insegurança que nos projetam para frente e nos fazem buscar alternativas para superar o medo do novo'', disse ressaltando que, com esse espírito, que a Universidade de Passo Fundo, representada por seus professores e funcionários, recebe os estudantes para o início de mais um semestre letivo. ''Desejamos que todos possam, ao longo deste ano, através da vivência acadêmica, dar passos significativos na direção da sua formação cultural, humana e profissional'', completou. 

App Sou UPF

Os novos acadêmicos podem baixar o aplicativo Sou UPF, o canal de comunicação direta entre instituição e aluno. Nele, é possível acompanhar a vida acadêmica e ficar sabendo das principais informações que envolvem o curso. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado tanto para sistemas Android quanto IOS por aqui.

Serviços

Entre os serviços disponíveis na Instituição para os novos acadêmicos, está, por exemplo, o Setor de Atenção ao Estudante (Saes), um espaço de acolhimento, escuta e mediação aos estudantes, com o propósito de tornar acessíveis os recursos e espaços Universidade. O Saes divide seu atendimento em quatro modalidades: psicopedagógico, psicológico, psiquiátrico e tecnologia assistiva. Entre algumas das atividades previstas pelo Saes, está a ?Roda de Conversa?, realizada a cada novo semestre com os ingressantes, para articulação e integração do grupo. 


Além disso, a UPF também possui uma Rede de Bibliotecas à disposição de todos os alunos e ex-alunos. Além do acervo físico, a Instituição disponibiliza à comunidade acadêmica um vasto acervo virtual, com mais de 180 mil títulos de livros, além de bases de dados e periódicos eletrônicos, que podem ser acessados de qualquer computador conectado à internet. No Campus I, a Biblioteca Central possui ainda, salas de estudo individuais e em grupo.  

Entre outros serviços e setores disponíveis para facilitar a vida acadêmica, estão o Laboratório Central de Informática (LCI), a Central de Atendimento ao Aluno (CAA), a Central de Informações, a Ouvidoria e o Centro de Convivência. 

A UPF conta ainda com um centro de línguas, a UPF Idiomas, que oferece aulas, com descontos para alunos da Instituição, em oito idiomas: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Japonês, LIBRAS e Português para Estrangeiros, dos níveis básicos, intermediários, avançados e conversação; e uma Assessoria Internacional, que facilita aos acadêmicos dos 60 cursos de graduação o acesso a experiência de intercâmbio em instituições de prestígio internacional nos continentes Sul e Norte-americano, Europeu e Africano. 




Fonte: Assessoria UPF

bottom of page