Victor Graeff declara situação de emergência em toda a sua área rural, devido à estiagem

#PortalEstáemTudo


O prefeito Lairton André Koeche, assinou decreto nesta tarde de quinta-feira, 30 de dezembro. Dados da Emater/RS – Ascar, registram que o cultivo mais afetado até o momento é o de milho, pois atingiu a fase mais crítica da cultura. Em muitas áreas houve perda total das lavouras, que não formaram espigas, noutras ocorreu a produção de poucas espigas, de tamanho pequeno e com falhas de grãos. Se estimam perdas de 90%, sendo este quadro irreversível.


A produção leiteira também foi profundamente afetada, houve redução significativa no crescimento e desenvolvimento de pastagens e há necessidade de ressemeadura em muitos casos. A produtividade da silagem de milho também foi reduzida significativamente e apresenta pouca qualidade pela baixa produção de grãos. A produção leiteira, no mês de dezembro, teve redução de 50%.


Já a cultura da soja os prejuízos ainda estão sendo contabilizados e a situação se agrava com a continuidade da falta de chuvas. Muitas áreas ainda não foram semeadas e outras necessitam de ressemeadura, além disso, em algumas lavouras estabelecidas, o crescimento é lento, com poucas folhas e porte baixo e florescimento das variedades precoces, em plantas com baixo vigor. Os prejuízos estimados já ultrapassam R$ 96 milhões. O município irá buscar a homologação do decreto junto ao Estado e reconhecimento Federal.

Fonte: Ascom Prefeitura de Victor Graeff