top of page

Zero amassamento, mais uma tecnologia Stara da agricultura de precisão


Pioneira na Agricultura de Precisão no Brasil, a Stara está sempre desenvolvendo tecnologias para o agricultor aumentar a produtividade, economizando. Uma delas é o Zero Amassamento que realiza o desli­gamento automático das linhas de plantio no lugar que acontecerá o tráfego de pul­verizadores e distribuidores autoprope­lidos. Essa tecnologia, exclusiva da Stara, gera uma economia de até 4% de sementes, dependendo da largura do rastro a ser configurado e da largura de aplicação.


Saiba mais sobre o Zero Amassamento:


Pré-requisitos e funcionamentos


O Zero Amassamento está disponível para qualquer plantadeira da Stara que possua Sistema de Desligamento Linha a Linha e Topper 5500, possibilitando ao agricultor que já possui uma plantadeira Stara atualizar a sua máquina. Esse é um processo realizado totalmente por software dentro do Topper 5500, ou seja, sem interferência mecânica na máquina e sem a necessidade de instalar um novo componente na plantadeira, somente atualizando a versão do Topper 5500 e realizando uma nova calibração.


O Zero Amassamento funciona da se­guinte forma: a plantadeira irá desligar a linha de sementes no local exato de trá­fego do pulverizador e/ou do distribuidor. Para isso acontecer, as linhas AB retas po­dem ser importadas do autopropelido por meio de pen drive, copiadas do ponto A e do ponto B de outro controlador, ou sim­plesmente criando novas linhas no próprio Topper da plantadeira, sem a necessidade de utilizar mapas de aplicação.


Lembrando que as linhas a serem cria­das para o desligamento no rastro do Zero Amassamento devem ser AB retas. Para a linha do plantio, a tecnologia irá funcionar sendo AB retas ou AB curvas, ou seja, in­depende do sentido em que será feito o plantio.

Além disso, é obrigatória uma borda­dura da área, sendo realizada pelo menos uma vez. A partir disso, os autopropelidos seguem os rastros criados no momento do plantio, que são de fácil visualização para o operador que irá realizar as aplica­ções pós-emergentes.

Para o bom funcionamento do Zero Amassamento é obrigatório o uso de si­nais de correção GPS de boa qualidade (com variação máxima de 4 cm) ou até mesmo sinais com correção RTK, para ga­rantir a precisão de repetibilidade dos ras­tros. Também é necessário o trator possuir piloto automático para a equidistância en­tre uma passada e outra.


Calibrações


Ao adquirir o Zero Amassamento, o técnico responsável irá atualizar a ver­são do Topper 5500, realizar a liberação do controlador e a posterior calibração do equipamento para iniciar o plantio. As principais calibrações na máquina se referem as medidas a serem aferidas em função do Sistema de Desligamento Linha a Linha, além das passadas com o conjunto para verificar se o piloto auto­mático do trator está tendo uma equi­distância aceitável entre uma passada e outra.


O setup de configurações do Zero Amassamento fica dentro de: Menu > Talhão > Bordadura base > Zero Amassa­mento, no Topper 5500, sendo editáveis: Linha AB de aplicação (selecionar), largu­ra da bitola do autopropelido (metros), a largura do rastro do autopropelido (que varia de 0,45 a 1,5 m), largura da faixa de aplicação do autopropelido (metros), li­mite da bordadura (metros) ou de passa­das de bordadura (número de passadas do autopropelido).


Benefícios do Zero Amassamento


Um dos principais benefícios dessa tecnologia é a economia média de até 4% de sementes, dependendo da largura de aplicação do pulverizador ou do distribui­dor de sólidos e da largura dos rastros dos rodados, variando de cultura para cultura, do tipo de terreno e também de acordo com a preferência do proprietário.


Em média, se utiliza 0,55 m para a cultu­ra da soja e 0,70 m para a cultura do milho, ou seja, a arquitetura da planta também interfere muito para não ter amassamento na cultura. Assim, uma plantadeira Stara com o Sistema de Desligamento Linha a Linha, que economiza em média 5,03% de sementes nas áreas de bordadura, somada à tecnologia do Zero Amassamento com economia média de 4% pode gerar uma economia total de até 9,03% de sementes.


Para simular os resultados dessas tec­nologias na lavoura, o agricultor pode bai­xar o aplicativo Plantio Stara, disponível para Android e IOS. Nele é possível simu­lar o quanto ele economizará utilizando o Sistema de Desligamento Linha a Linha e o Zero Amassamento, de acordo com as in­formações da sua realidade, além de simu­lar a viabilidade do investimento do Zero Amassamento.


O produtor também pode calcular o coeficiente de variação da operação, ou seja, avaliar a qualidade do plantio de cada talhão nesse mesmo aplicativo.


Comments


bottom of page