5 super dicas para quem quer aprender um novo idioma

Está procurando um jeito mais rápido e eficiente para aprender outras línguas? Vamos ajudar você! Aqui na YES! qualquer desafio para o aprendizado é uma experiência única e descomplicada, por isso separamos essas 5 superdicas para você arrebentar nos estudos!

1 – Pratique com frequência

Costuma falar sozinho? Essa é uma das formas mais diferentes, mas também uma das melhores para estudar outro idioma. Crie diálogos, situações reais, como perguntar por um endereço ou atender uma ligação. Escute a pronúncia correta de palavras ou frases e repita olhando para o espelho. Isso ajudará a melhorar sua dicção.

Outras pequenas atitudes, como fazer uma lista de compras ou escrever um diário no idioma que está estudando, farão diferença no seu aprendizado. Porque, além de estenderem o seu vocabulário, exercitarão sua capacidade de criar textos em outra língua. Anotar o máximo de coisas que puder também ajudará a memorizar novas palavras e significados.

2 – Ouça músicas acompanhando as letras

Escutar músicas no idioma que você está estudando é um ótimo exercício. Melhor ainda se utilizar sites com letras de músicas, acompanhando tanto a letra na língua original quanto a tradução, enquanto o áudio toca. Assim, aprenderá novas palavras e treinará a pronúncia.

Da mesma forma, ouvir podcasts no caminho para o trabalho, para a escola ou enquanto arruma a casa, ajudará a aprender expressões, sotaques e testará sua compreensão.

3 – Assista a filmes e séries no idioma original

Assistir a filmes e séries com áudio original no idioma que se pretende aprender é, disparada, uma das opções mais eficazes e divertidas para esse processo. O ideal é assistir pelo menos três vezes: a primeira com as legendas em português, a segunda com as legendas na língua escolhida e a terceira sem legendas. Você desenvolverá mais atenção na escrita e na pronúncia.

Filmes e séries trazem muito da cultura, da regionalidade, dos traços específicos da história que estão narrando, principalmente da linguagem. Dessa forma, podem te ajudar a ampliar consideravelmente seus conhecimentos sobre o idioma do seu interesse.

4 – Use a conversação com amigos para treinar

Mais uma forma bastante eficiente e animada de estudar um novo idioma é fazer isso junto com outras pessoas. Além das aulas nas salas presenciais ou virtuais, crie grupos de estudos com seus amigos para praticarem a conversação, simulando situações cotidianas. Se você não tem amigos estudando o mesmo idioma, busque sites e aplicativos onde há grupos já criados com a mesma finalidade, a de exercitar em conjunto.

Essa prática fica ainda mais interessante com a presença de um nativo do idioma no grupo. Há expressões, variações, entre outros detalhes que alguém que cresceu convivendo com um idioma pode compartilhar melhor do que ninguém. Existem também vários sites e aplicativos para conversar diretamente com nativos, o que, além de aprimorar sua pronúncia e compreensão, será uma experiência bem interessante.

5 – Procure livros na versão original, sem a tradução para o português

Mais uma forma de turbinar seu aprendizado é procurar livros com assuntos do seu interesse, mas no idioma que está estudando. Esse será um passo definitivo para ampliar o vocabulário e consolidar sua leitura. Além dos livros, leia jornais e blogs de notícias no idioma que está aprendendo. Você ficará informado e terá contato com termos de áreas específicas, como os da política, da economia e da segurança.

Na mesma intenção de desenvolver sua leitura, experimente trocar o idioma dos seus aparelhos de uso cotidiano, como celulares, TVs e computadores, para o idioma que está aprendendo. Dessa forma, a língua que pretende dominar fará parte da sua rotina e será cada vez mais natural utilizá-la.

Além dessas superdicas, temos uma ainda mais importante: faça sua matrícula na YES! e diga sim a um mundo de oportunidades!



WhatsApp-icone.png