Apagão na nuvem da Amazon derruba aplicativos e serviços ao redor do mundo; empresa diz ver sinais de recuperação na rede
- Jornalismo Portal NMT 
- 20 de out.
- 1 min de leitura
A Amazon Web Services (AWS), unidade de computação em nuvem da Amazon, enfrentou uma pane global nesta segunda-feira (20), provocando interrupções em diversas plataformas. Entre os serviços afetados estão o site da Amazon, a assistente Alexa, o Snapchat, o Zoom, o Duolingo, o Prime Video, o jogo Fortnite e a startup de IA Perplexity.
Segundo a AWS, mais de 500 empresas foram impactadas pelo apagão, que atingiu milhões de usuários em todo o mundo, inclusive no Brasil. A falha teve origem na região “US-EAST-1”, responsável por parte significativa da infraestrutura da empresa.
Por volta das 7h (horário de Brasília), a AWS informou que os serviços começavam a se recuperar: “Continuamos a observar recuperação na maior parte dos serviços afetados e trabalhamos para a resolução completa”, disse em comunicado.
A AWS oferece computação sob demanda, armazenamento de dados e outros serviços digitais para empresas, governos e indivíduos, competindo com Google Cloud e Microsoft Azure. Por isso, falhas como essa têm efeito em cadeia, derrubando sites e aplicativos que dependem da infraestrutura da companhia.
O site Downdetector registrou instabilidades também em jogos como Roblox, Clash Royale e Clash of Clans, além dos serviços financeiros Venmo, Chime e da corretora de criptomoedas Coinbase. Aplicativos como Lyft e Robinhood também ficaram fora do ar.
O CEO da Perplexity, Aravind Srinivas, e a presidente do Signal, Meredith Whittaker, confirmaram que suas plataformas foram afetadas. Até o momento, a Amazon e a AWS não responderam aos pedidos de comentário feitos pela agência Reuters.






















Comentários