Carazinho confirma primeiro caso de Influenza A H3N2

#PortalEstáemTudo

Assim como Passo Fundo, Carazinho também tem a confirmação do primeiro caso de Influenza A H3N2. A secretaria da Saúde divulgou que trata-se de um homem jovem. que passa bem, e está em casa, medicado. A detecção foi feita após a testagem para Covid vir com resultado negativo, o que motivou a coleta e análise para Influenza. “Os profissionais precisam estar atentos, fazer a escuta do paciente, a análise dos sintomas físicos e diferenciar entre a Covid e a H3N2”, pontua a secretária da Saúde do município, Anelise Almeida. “Por exemplo, hoje uma dor de garganta pode ser Covid, mas uma dor de garganta isolada não caracteriza Influenza, então é preciso ter esse cuidado”.


A secretária afirma, ainda, que a Influenza tende a não ser tão agressiva quanto a Covid, mas idosos, crianças e gestantes são os grupos com maior risco de agravamento do quadro. “Tivemos uma adesão menor à vacina da gripe pela preocupação com o Covid, mas agora vemos o resultado dessa baixa procura, que também acontece com demais vacinas previstas no calendário vacinal”, salienta.


As formas de prevenção ao H3N2 são as mesmas já conhecidas para prevenir a Covid: uso de máscara, distanciamento e higienização das mãos. Caso o paciente venha a ter a confirmação do vírus, ou apresente sintomas, a recomendação é de isolamento domiciliar por cerca de dez dias. “Pessoas com febre alta, chiado no peito, baixa saturação… são sintomas que precisam de atenção, pois o vírus da gripe ataca diretos os pulmões”, alerta Anelise. Ela informa, ainda, que já foram enviados outros três exames para análise no Lacen.



Fonte: Diário da Manhã